Como banhar e secar o seu cão passo a passo

É muito importante dar banho em seu cachorro para livrá-lo de parasitas de pêlo ou simplesmente para eliminar a sujeira.

O banho deve ser dado com água morna se estiver frio e com água quase fria se estiver calor. Água quente resseca o pêlo e tira o brilho. Além de, eventualmente, causar problemas de saúde como gripes fortes ou pneumonias em razão de uma mudança brusca de temperatura.

Você deve utilizar xampu próprio para cães ou neutros, os mesmos utilizados para bebês.

Antes de iniciar o banho lembre-se de ter próximo a você: xampu; creme rinse (se for utilizar); toalha e uma coleira para prender o animal, se a banheira ou o tanque for raso, evitando, assim, algum acidente.

1º Passo

É preciso dar banho em seu cachorro para livrá-lo de parasitas de pelo ou simplesmente para eliminar a sujeira. Antes de iniciar o banho é preciso tapar as orelhas com algodão. Isto é muito importante pois evita que entre água no ouvido do animal, o que pode causar uma otite.

2º Passo



Quando iniciar o banho vetifique, antes, a temperatura da água.

O cão deve ser molhado por cima com um chuveirinho no dorso, não há necessidade de ensopar o cão pois o xampu penetra melhor quando o pêlo está apenas umidecido, além de se gastar menos água e energia, se gasta menos produto.

Se o local em que o cachorro estiver for alto e houver possibilidade dele pular é aconselhável prendê-lo em uma colheira, evitando, assim, acidentes.


3º Passo



Depois que o corpo todo estiver molhado é hora de molhar a cara. Segure no focinho juntamente com a ponta da orelha. Assim, você evita que entre água no ouvido e dentro do nariz.


4º Passo



Com uma das mãos segurando o focinho, despeje o xampu para ensaboar, inicilamente a cabeça, tomando cuidado para não entrar sabão nos olhos. Esfregue com delicadeza mas com firmeza. Lave as bochechas e o focinho.

Agora use as duas mãos para ensaboar a cabeça. Você não precisará segurar o focinho neste estágio.


5º Passo




Em seguida coloque xampu novamente nas mãos e esfregue as patas. Faça uma boa espuma e esfregue o pêlo do cão na mesma direção, sempre para baixo para não embaraçar.

Esfregue o xampu bem para dentro de seu pêlo, para soltar a poeira e pele morta.


6º Passo


Coloque o xampoo novamente nas mãos e esfregue todo o corpo. Faça novamente uma boa espuma e massageie a pele também no mesmo sentido.

Se for necessário (quando o cachorro estiver muito sujo) você pode repetir a aplicação e deixe o xampu agir por um minuto.

Aqui você também deve utilizar as duas mãos.


7º Passo



Enxague o cachorro completamente, até sentir que o pêlo "canta" de limpo quando você passa a mão.

Comece pela cabeça, sempre tomando o cuidado para não entrar água no ouvido e no nariz. Enxugue a cabeça antes de enxaguar o resto do corpo, é mais provável que ele se sacuda enquanto a cabeça estiver molhada.


8º Passo


Espremer a glândula anal deve ser um procedimento normal em Pet Shops. Se esta glândula não for esvaziada, o cachorro continuará com forte cheiro e nada adiantará o banho pois, assim que o cheiro do xampu for embora o cheiro ruim voltará.

Esta fase só deve ser realizada no Pet Shop, ou por pessoas com prática. Se você costuma levar o seu cão para tomar banho em locais especializados, não esqueça de pedir para esvaziar esta glândula.


9º Passo



Quando você tiver certeza de ter removido qualquer excesso de água, seque o pêlo do seu cachorro com uma toalha e então levante-o, enrolado tanto quanto possível na toalha.

Remova o algodão das orelhas e seque o interior delas cuidadosamente. Lembre-se, se o cão estiver em cima de uma mesa, não esqueça de prendê-lo na coleira.


10º Passo




Seque o pêlo rigorosamente com uma toalha ou se o seu cão tiver pele saudável, utilize um secador de cabelos. Ajuste primeiro para o morno, e tranqülize-o verbalmente se ele estiver assustado ou não acostumado com o som alto da máquina. Não utilize o secador de cabelos se ele for propenso a coceira, uma vez que o calor acentua isto.


11º Passo



Em decorrência dos diversos tipos de pelagens, inúmeras são as maneiras de se escovar, existindo vários tipos de escovas. As mais comuns sâo: as de cerdas naturais, de cerdas de naylon, de pinos, rasqueadeiras, pentes, etc.

Quando iniciar a secagem vá passando a escova e desembaraçando o pêlo. Os movimentos devem ser paralelos ao corpo do animal, tornando-se menos cansativo para quem escova e minimizando os danos à pelagem.

Lembre-se que, quando escovar um cão, você estará lidando com um ser vivo e que, portanto, é sensível à dor ou a movimento mais bruscos.


12º Passo




Para secar as orelhas estique o pelo com a escova, principalmente se o cachorro for um Poodle.

Quando o pêlo estiver embaraçado, pare de escovar e desenbarece com os dedos, separando cuidadosamente o pêlo para que não arranque. Assim, você evita judiar do animal ou danificar a pelagem.

Os movimentos na orelha e cabeça devem ser delicados se não você pode machucá-lo.


13º Passo




Os movimentos na orelha e cabeça devem ser delicados se não você pode machucá-lo. Tome muito cuidado na hora de escovar próximo aos olhos, principalmente quando você utilizar a escova de pinos.

Normalmente, quando você seca a cabeça, o cachorro não gosta muito, por isso, seja delicado e tenha muita paciência.


14º Passo




O peito também é um lugar muito delicado e você deve escovar devagar e com movimentos leves.

Faça um elogio toda vez que ele ficar quieto e esta posição é bem favorável para falar com ele.

Todo animal gosta de carinho e a conversa transmite afetividade e conseqüentemente ele fica mais seguro.


15º Passo




 Depois de pronto não esqueça de elogiar o cachorro. Ele se sentirá melhor e verá que o esforço da obediência valeu a pena.