quinta-feira, 5 de julho de 2012

Raça: Bernese Mountain Dog




País de origem: Suíça
Tamanho: Grande
Área de Criação: Grande
Agressividade: Baixa
Atividade Física: Alta
Utilização: tração, pastoreio, guarda e companhia.
Tamanho: 64 a 70 cm para machos e 58 a 66 cm para fêmeas.
Peso: proporcional ao tamanho e estrutura.
Aspectos Gerais: porte grande, forte e balanceado. Apresenta agilidade tanto para pastoreio quanto para tração em regiões montanhosas.
Pelagem: grossa e de tamanho médio, podendo ser lisa ou levemente ondulada. É um cão tricolor, com predominância da cor preta e manchas ruivas e brancas.
Longevidade: 12 a 13 anos.
Temperamento: inteligente, dócil, companheiro e exige muito a presença dos donos.
Atividade Física: alta no trabalho e baixa em casa.

Um dos cães montanheses mais conhecidos e apreciados da Suíça, o Bernese Mountain Dog é também chamado de Boiadeiro Bernês ou Bouvier Bernesiano. Mas o primeiro nome dado a esses cães de aparência aristocrática foi Dürrbächler, o mesmo do albergue Dürrbach, local em que foram difundidos e onde eram utilizados para as funções de guarda, tração e rebanho.
Acredita-se que seus antepassados tenham sido levados à Suíça há mais de 2 mil anos por soldados romanos invasores, e lá teriam cruzado com pastores nativos, originando a raça. Originalmente foi utilizado com cão de tração e de guarda nas fazendas. Até pouco antes da Primeira Guerra Mundial, a raça foi quase extinta, mas alguns criadores, liderados por Franz Schertenleib, a recuperaram. A raça passou a participar de exposições no início do século XX. Em 1907, com a fundação do Clube Suíço de Dürrbächler, os padrões da raça passaram a ser fixados e os suíços começaram a tê-la como cães de companhia em casa. Apesar disso, a sua função de cão boiadeiro nas fazendas ainda persiste.

GRANDE CORAÇÃO. O porte pode até colocar medo à primeira vista, mas a verdade é que um Bernese tem a índole tão bela quanto a aparência. Dócil e sempre bem disposto, é um cão que se apega muito ao dono. Por isso, geralmente é mantido dentro de casa, criado como membro da família. Com crianças, apesar do tamanho, é bastante amável, brincalhão e companheiro.
Vive em harmonia também com outros animais, sejam de outra ou da mesma espécie. Mesmo com todas essas qualidades, a raça não é muito difundida no mundo. Poucos são os exemplares que vivem fora da Suíça.

5 comentários:

  1. Tenho um cao e nao sei qual a raca dele ele esta com 7 meses e se parece muito com essa raca mas gostaria de ter certeza como faço? bjs!

    ResponderExcluir
  2. meu imail:barbara.conceicao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. eu ganhei um a minha amiga me deu achando que era vira lata , quando descobri que era de raça , ela veio pedir de volta . nao dei (: temos que amar independente de ser de raça ou nao (:

    ResponderExcluir
  4. quero ter um cachorro desse :)

    ResponderExcluir
  5. Hola amig@: He estado visitando tu página y me ha parecido excelente, genial, con buenos artículos.

    Quisiera compartir contigo y tus lectores más información sobre la raza de Perro Boyero de Berna.

    Espero que te guste mi blog de "Perros y Gatos".

    Saludos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!!! Favor não esquecer de deixar o email tb, para melhor atendê-los.