sexta-feira, 15 de junho de 2012

Raça: Shiba



País de Origem: Japão
Tamanho: Médio
Área de Criação: Pequena
Agressividade: Média
Atividade Física: Alta

Utilização: caça e companhia.
Tamanho: 40 cm para machos e 37 cm para fêmeas (no padrão há tolerância de 1,5 cm para mais ou para menos).
Peso: 7,5 a 10,5 quilos.
Aspectos Gerais: porte pequeno, proporcional, de estrutura robusta, boa ossatura e bem musculoso. Apresenta uma expressão ingênua e belos movimentos. É esperto, de sentidos aguçados, muito atento e ativo.
Pelagem: dupla com subpelo macio e denso e pelo áspero e reto. Os pelos da cauda são ligeiramente mais longos. A cor pode ser vermelha, branca, preta, preta e castanho e ainda tigrado (preta, vermelha, branca, etc.).
Longevidade: 10 a 12 anos.
Temperamento: corajoso, bom caráter, digno, independente, reservado com estranhos e afetivo com os donos.

A raça é considerada a mais antiga e a menor entre os cães japoneses. Como habitava as montanhas, era um cão rústico e de ossatura mais pesada, empregado basicamente em caçadas. Ao término da Segunda Guerra Mundial, esse animal quase foi extinto e os remanescentes pertenciam a três linhagens de sangue diferente: o San In Shiba, o Mino Shiba e o Shin Shu Shiba, que era o mais popular  no Japão. Foi a partir dessas variedades que se originou a Shiba como se conhece atualmente. A raça passou a ter esse nome em torno de 1920 e, em 1936, foi proclamada produtos precioso natural da Nação Japonesa, tendo assim o reconhecimento oficial.
Cheio de qualidades, o Shiba é um cão corajoso, de bom caráter, digno, de natureza independente, reservado com estranhos e afetivo com os que ganham seu respeito. Ele se mostra ainda excelente para desempenhar tarefas de guarda e companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!!! Favor não esquecer de deixar o email tb, para melhor atendê-los.