sexta-feira, 8 de junho de 2012

Raça: Basenji





País de Origem: África Centra
Área de Criação: Média
Tamanho: Médio
Agressividade: Baixa
Atividade Física: Alta

Utilização: caça e companhia
Tamanho: 40 a 43 cm.
Peso: 9,5 a 11 quilos.
Aspectos Gerais: aristocrático, de constituição leve, membros longos, orelhas eretas e crânio enrugado. Muito alerta e inteligente, não late, mas faz um ruído muito particular e especial. 
Pelagem: curta, com textura fina e sedosa, que brilha ao sol como cobre polido. A cor pode ser preta, preta e branca, vermelha e branca, castanho e branca. O branco está nas patas, peito e ponta da cauda, que é enrolada e caída sobre um dos lados das costas.
Longevidade: 10 a 12 anos.
Temperamento: inteligente, gentil, incansável nas brincadeiras, apaixonado por crianças.

O Basenji é uma raça bem antiga e nas suas origens se funde em mitos e história. Consta que o primeiro exemplar foi trazido da região da nascente do Nilo e presenteado a um faraó do Antigo Egito. Apesar do declínio da civilização egípcia, o cão continua a ser preservado e valorizado em sua terra natal, na África Central, especialmente por possuir características como inteligência, velocidade, habilidades para caça e silêncio. Os nativos ainda o utilizam para apontar (pointing); buscar e trazer (retrieving); procurar e encontrar presas feridas (hunting). Tambpem é empregado na caça de uma espécie de ratão do campo que chega a pesar até 9 quilos.
O cão tem qualidades ímpares para os apreciadores de caçadas, um faro apuradíssimo (fareja a distância de até 550 metros) aliado a uma visão excepcional e o presente do seu silêncio. Além de inteligente, gentil, incansável nas brincadeiras e de ser apaixonado por crianças, sendo arredio com estranhos.

HÁBITOS DE HIGIENE - O Basenji é o melhor cão que uma dona de casa meticulosa pode ter. Entre suas principais características está o fato de não soltar pelos e o hábito de se limpar como um gato. Além disso, é famoso por ser um cão que não late.

Um comentário:

  1. tenho um filhote de basenji,mais ou menos 3 meses. qual a melhor ração? existe no rio de janeiro especialista nesta raça? já soube que possuem alguns problemas geneticos.
    email marcyreg@ig.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!!! Favor não esquecer de deixar o email tb, para melhor atendê-los.