sábado, 12 de maio de 2012

ESQUEMA DE VACINAÇÃO E VERMIFUGAÇÃO PARA CÃES E GATOS

VACINAÇÃO DOS CÃES



Os cães devem ser vacinados logo após o desmame, com 45 dias de vida.
A vacinação dos cães protege contra diversas doenças: Cinomose, Parvovirose, Coronavirose, Adenovirose, Hepatite, Parainfluenza, Leptospirose e Raiva.
Primeira dose: 45 dias de vida;
Segunda dose: 75 dias de vida;
Terceira dose: 105 dias de vida;
Raiva: 135 dias de vida.

A partir do término desse esquema, o reforço deverá ser anual!!!

Existem outras vacinas para cães também, que são para: Tosse dos canis, Giardíase e Leishmaniose Visceral Canina.
A vacina contra giardíase deve ser aplicada em cães com 8 semanas de idade ou mais a 1ª dose, sendo que essa vacina não tem utilidade para cães que já estiverem infectados pela Giardia lambia. Os cães que nunca foram vacinados contra a giardíase deverão receber 2 doses da vacina. A segunda dose da vacina deverá ser aplicada entre 14 dias e 28 dias após a 1ª dose. Os cães só estarão protegidos 15 dias depois de terem recebido a 2ª dose da vacina. Após as 2 doses, a vacinação segue 1 vez por ano.
A vacinação contra leishmaniose deve ser aplicada em cães a partir de 4 meses de idade, saudáveis e soronegativos para Leishmaniose Visceral Canina. O protocolo completo deve ser feito com 3 (três) doses, respeitando o intervalo de 21 a 30 dias entre cada dose (aplicação). Após isso, a revacinação ocorre anualmente para manter a resposta imune.
A vacinação contra Traqueobronquite Infecciosa ("Tosse dos Canis") causada pela bactéria Bordetella bronchiseptica de ser aplicada em cães sadios, a partir de 8 semanas de idade, repetindo uma 2ª dose com intervalo de 2 a 4 semanas. A imunidade se inicia 21 dias após a administração da segunda dose. Recomenda-se a revacinação anual, em dose única.

Atenção!!!
Enquanto o filhote não tiver com todas as vacinas em dia, ele não deve sair na rua, e deve tomar o cuidado para que ele não tenha contato com outros animais.


VACINAÇÃO DOS GATOS




Os gatos devem ser vacinados logo após o desmame, com 45 dias de vida.
A vacinação dos gatos protege contra diversas doenças:  Rinotraqueíte, Calicivirose, Clamidiose, Panleucopenia Felina  e Raiva.
Primeira dose: 45 dias de vida;
Segunda dose: 75 dias de vida;
Terceira dose: 105 dias de vida;
Raiva: 135 dias de vida.

Após o término desse esquema, o reforço deverá ser anual!!!

Atenção!!!
Enquanto o filhote não tiver com todas as vacinas em dia, ele não deve sair na rua, e deve tomar o cuidado para que ele não tenha contato com outros animais.


VERMIFUGAÇÃO PARA CÃES E GATOS


Muitos parasitas que acometem os animais são zoonóticos, ou seja, causam enfermidadades nos seres humanos, por isso devemos sempre vermifugar nossos animais, para que mantenhamos a saúde deles e a nossa também.

Cães e/ou Gatos filhotes: 1ª dose com 15 dias de vida, com reforço após 15 dias. Após este esquema, a vermifugação é mensal, até o sexto mês de vida. Em animais adultos, a vermifugação deve ocorrer de 4 em 4 meses.

Cadelas e/ou Gatas prenhes: deve administrar uma dose do vermífugo antes da cobertura, e outra dose 10 dias antes do parto. Posteriormente devem ser tratadas com os filhotes, na 2ª semana pós parto. Repetições a cada 4 meses por toda vida.

Obs: Durante a formação do feto até os 45 dias, não deve administrar vermífugo para a cadela e/ou gata, pois pode atrapalhar na formação do feto.


Por: Deyvid Lopes de Souza
Estudante de Medicina Veterinária da Univértix

2 comentários:

  1. ALGUEM PODERIA ME AJUDAR NO CASO DESSA VERMIFUGAÇÃO PARA FILHOTES APÓS AS DUAS PRIMEIRAS DOSES É DADO MENSALMENTE UMA DOSE OU DUAS?

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um filhote de maltês, ele só fica dentro de casa.fiquei sabendo dessa vacina da leishmaniose pelo veterinário,ele me disse que precisa colher sangue, quais são os riscos de não fazer essa vacina.
    evaristaneves25@hotmail.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!!! Favor não esquecer de deixar o email tb, para melhor atendê-los.