sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Corportamento sexual de eqüinos, suínos, caprinos e ovinos




EQÜINOS
Sinal de estro - vulva edemaciada, presença de muco, duração do estro: 2 a 11 dias.
Comportamento da fêmea - comportamento sexual, cauda levantada, agachamento para urinar, eversão do clitóris, orelhas voltadas parcialmente ou completamente para frente.
Comportamento do macho - reflexo de flehemen, protusão e ereção do pênis, relinchar, cheirar e lamber a vulva, morder, escoitear, duração de 20 a 60 segundos.


SUÍNOS
Sinal de estro - vulva edemaciada, coloração da vulva avermelhada no final do estro, rósea no estro e pálida no diestro, discreta presença de muco, duração do estro varia de 48 a 72 horas.
Comportamento da fêmea - homossexual, imobilidade a monta quando ocorre reflexo de tolerância ao homem ou reflexo de tolerância ao macho, tentativas de montas, orelhas em pé, leve tremura. A vocalização de chamar o macho não ocorre na espécie suína.
Comportamento do macho - 1) Secreção de feromônio pela saliva, mascar constante; 2) cortejo - é quando o macho aproxima de uma fêmea e tenta conquistar a mesma. Morde as orelhas, flanco e dorso das fêmeas, teste de imobilidade de focinho a focinho. 3) protusão ao pênis com ou sem masturbação.


CAPRINOS
Sinal de estro - presença de muco seco, cristalino no início do estro, caseoso no final do estro. Edema e vermelhidão da vulva. Duração do estro: 22 horas - 96 horas.
Comportamento da fêmea - homossexual, mais intenso que em outras fêmeas domésticas, vocalização freqüente (berro). A fêmea ranca o pelo do macho.
Comportamento do macho - 1) Cortejo; 2) Micção próximo a fêmea; 3) exposição do pênis; 4) Masturbação; 5) Flehmen; 6) Duração da cópula 1 a 2 segundos.


OVINOS
Sinal de estro - vulva congesta, secreção copiosa de muco, duração do estro: 30 horas.
Comportamento da fêmea - homossexual é muito raro. O estímulo táctil da fêmea é feito pelo ato de fossar e lamber a região perineal. As fêmeas apresentam uma tendência de urinar, frequentemente, na presença do macho e sua atividade motora é aumentada, ficando impaciente durante o período de estro
Comportamento do macho - os atos de fungar e lamber a fêmea são os padrões mais habituais, sugerindo uma importante função do olfato. O macho cheira a urina da fêmea e, então, levanta a cabeça, com os lábios torcidos, no ritual “reação de Flehmen”



Alguns padrões de comportamento sexual são específicos em algumas espécies e merecem atenção quanto a identificação de animais em estro e de manejo dos machos.


Fonte: Palestra de "Comportamento Sexual dos Animais Domésticos".

3 comentários:

  1. ola, visitando alguns blogs e sites sobre Medicina Veterinária, encotrei esse , muito interessante, cheio de iformações, tem tudo a ver com que procuro, gostaria de pedir informçãoes se possivel sobre a "Babesiose Equina", estou fazendo um trabalho de pesquisa sobre essa doença. Caso quzzerem me mandar alguma coisa sobre o assunto, pode enviar para o e-mail, janete68@hotmail.com, ficarei muito grato. Caso não seja possivel peço desculpa. Parabéns pelo blog. seucesso. otima semana. um abraço.

    ResponderExcluir
  2. quinta-feira, 20 de outubro de 2011

    Galera,estou no desespero a mais ou menos 1 mês,a Lily ninha primeira porquinha da india começou com uma ferida nas costas,fui tratando como sarna,foi cada vez almentando mais até ficarem feridas carne viva e cada vez mais e mais ela ia coçando,chorando e gritando...
    tentei de tudo,gastei uma nota com veterinário e não adiantou muito ,lily tomou algumas enjeções que melhorou um pouco,a vet receitou liquido de darkin e a pomada ricinus acept,dei banho com o sabonete tiuran,ainda restaram 2 feridas e ela não para de se cossar esta arrancando todos os pelos....
    Por isso publicarei as fotos dela e se algum profissional puder me ajudar ou dar alguma dica do que pode ser eu agradeceria muito...,obrigada
    vejam as fotos da liliy no blogue.
    http://meuspeludinhosefofinhos.blogspot.com/

    email:nefhertiti2010@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. ola tenho algumas cabras da raça saanen e verifique que duas apresentam um muco amarelado, será isso um sinal de aborto? estão as duas no ultimo mês de gestação.

    milton.freitas@sapo.pt

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!!! Favor não esquecer de deixar o email tb, para melhor atendê-los.