domingo, 6 de fevereiro de 2011

BENEFÍCIOS DA CASTRAÇÃO EM CÃES E GATOS

 FÊMEAS

PROCEDIMENTO: retirada dos ovários, tubas uterinas e útero

BENEFÍCIOS
  • evita infecção uterina - Piometra, doença que atinge 60% das fêmeas
  • se realizado antes do primeiro cio, diminui em até 95% as chances de tumor de mama
  • evita gravidez indesejada, fugas de casa, e outros incomodos com o cio (como a "miação nervosa" das gatas)
  • evita o abandono de crias inteiras, quando indesejadas
Imagem 1 - Vista de uma cadela após a castração (a recuperação é rápida)

MACHOS

PROCEDIMENTO: retirada dos testículos.

BENEFÍCIOS
  • evita brigas por disputa territorial
  • evita/diminui demarcação com urina em todos os lugares da casa
  • diminui muito o cheiro forte da urina dos gatos
  • previne tumores de próstata, e consequentemente hérnias perineais
  • evita que eles fujam de casa atrás de fêmeas no cio

 Imagem 2 - Testículos retirados após a castração de um cão.

 

BENEFÍCIOS PARA AMBOS

  • aumenta a expectativa de vida e diminui os riscos de doenças
  • evita a "continuidade" de doenças hereditárias, tais como hérnias em geral, luxação de patela, displasia coxo-femural
  • cães que saem à rua: por não cruzarem, evita as chances de adquirir TVT, tumor venéreo transmissível.
Quanto mais precocemente for feita a castração, maior a garantia de todos os benefícios citados.
Para usufruir de todos os benefícios, a cirurgia de castração pode e deve ser feita a partir dos 2 meses e antes dos 5 meses, antes do amadurecimento dos hormônios sexuais e pode ser feita em qualquer idade.
A cirurgia é feita com o animal sedado (anestesia geral).
O pré-operatório exige apenas algumas horas de jejum.
Os cuidados com o pós-operatório são essenciais para o sucesso da cirurgia. Deve-se dar os medicamentos prescritos pelo veterinário, além de seguir suas recomendações.
Quanto mais precoce a cirurgia, mais rapidamente o animal se restabelece.


"PARA CADA PESSOA QUE NASCE, NASCEM 15 CÃES E 45 GATOS."
"A cirurgia de castração previne doenças, evita tumores, garante o bem-estar dos animais, facilita a interação homem-animal e é a única medida eficaz no controle da superpopulação de cães e gatos."

12 comentários:

  1. Legal! acabei de mandarcastrar meu cãozinha e estava me sentindo umpouco culpada.
    valeu!

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de saber o nome que se dá para castração de filhotes.lembro-me de ter lido um artigo há anos que dava um nome diferente (por ser um procedimento diferente em filhotes) pois nem todos vet. fazem. alguns preferem esperar os 6 meses ou o cio por uma questão de formação dos orgãos. Loucura né?
    Obrigada
    laura
    latop@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Castração pediátrica

      Excluir
  3. Uma equina quando já esta preenhe, em um determinado cilclo de gestação, ela pode dar cio falso....

    ResponderExcluir
  4. ola meu nome é deyse tenho uma cachorrinha piquines que engravidou do meu cachorro coker bem maior que ela e agora estou com medo dela nao aguentar ter os cachorrinhos,e nao tenho condiçoes de fazer exames e ate mesmo uma cirurgia sera que vcs conhecem alguem que pode me ajudar,vou deixar meu e-mail,desde ja agradeço,meu e-mail é amorpeloteatro@hormail.com

    ResponderExcluir
  5. tenho um basset daschund com 1 ano e meio, ele ta urinando minha casa toda, estou pensando em da-lo, quando pequeno ele teve cinomose e a veterinária me disse que ele precisa de anestesia inalatória, porem a cirurgia ficou muito cara e eu não tenho como pagar, como fazer??? a anestesia inalatória é realmente necessária??? meu e-mail: romuloletras@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. amigos tô indo lá...vou levar me meninao pra castrar... to com o coracao apertado, pq é uma cirurgia..aff... torçam por nos

    ResponderExcluir
  7. gostaria de saber se a castração deixa o cão mais manso (tenho um beagle de 2 anos e ele é muito ciumento e ataca por causa disso.) será que uma castração ajudaria?????????

    ResponderExcluir
  8. A cirurgia do meu cãozinho foi hoje,foi bom ler este artigo.Tinha receio do pós operatório,ele está amuadinho mas eu estou tendo bastante cuidado com ele.

    ResponderExcluir
  9. Minha cachorrinha, se chama Mel, ela está com 3anos e quatro meses, nunca coloquei ela paara gestar, pois sempre tive muito medo de possíveis complicações da gestação, ela também não é castrada e nem fez uso de qualquer método contraceptivo, neste momento ela está no sexto cio, e tb está em tratamento com ração para a diluição do cálculo vesical, gostaria de saber os pós e os contrar de deixar ela gestar mediante a idade e o cálculo. Não tenho interesse em obter filhotes, e sim o bem estar dela e tb evitar possíveis patologias como o câncer. Muito obrigada. email:tacianetorre@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Tenho um gato de 6 meses queria saber se eu castra-lo ele vai parar com a pessima mania de cagar e mijar no sofa???? help

    apple.ell@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista o Jackson Galax no Animal Planeta. Provavelmente tem.gatos ou outros animais que o gato está vendo e que ele marca a casa do dono como território pro estranho.

      Excluir

Deixe seu comentário aqui!!! Favor não esquecer de deixar o email tb, para melhor atendê-los.