quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Guia do Filhote (Parte 8)


Um equilíbrio saudável - crescendo com nutrição e saúde

Começar bem com uma nutrição balanceada é essencial!
Grande parte da saúde futura do filhote se estabelece durante o crescimento, então é vital não cometer erros nutricionais durante um período chave para seu futuro. O cão tem sido um carnívoro desde os tempos mais remotos, o seu corpo é completamente diferente do nosso - então, ele não pode comer o mesmo alimento que nós comemos.

Curiosidade
Ao nascer, um filhote de Yorkshire Terrier pesa por volta de 140g ou 5% do peso corporal de sua mãe, enquando um filhote de Dogue Alemão pesa cerca de 600-700g, ou seja, 1% do peso de sua mãe. Eles não seguirão o mesmo caminho na idade adulta!

Os príncipios da nutrição

Sem dúvida, o alimento deve suprir energia, mas também tem que construir e manter as células corporais, prevenindo eventuais problemas digestivos, articulares e relacionados com o envelhecimento. Para dar conta desses 4 objetivos, a dieta deve ser elaborada com precisão. Proteínas, minerais, oligoelementos, vitaminas, gorduras, glicídios - cada grupo de nutrientes desenvolve seu papel.
Suas quantidades devem ser exatas, nem demais nem de menos, a fim de atingir os objetivos para cada cão.
Um alimento de quantidade, que possui as demandas da nutrição saúde, conterá ao menos 50 nutrientes diferentes!

Dica
Realidade da alimentação
Uma lista de ingredientes é apenas uma relação básica de matérias primas alimentares, comparadas a uma abordagem nutricional que é a finalização de um complexo quebra cabeça de nutrientes selecionados por seu papel específico em termos de saúde canina.


Próxima matéria: Equilíbrio nutricional para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!!! Favor não esquecer de deixar o email tb, para melhor atendê-los.