sábado, 8 de janeiro de 2011

O Guia do Filhote (Parte 7)


Higiene diária

Unhas e Patas

Se o seu cão sai bastante, você não precisará se preocupar com suas unhas pois elas diminuirão naturalmente. Filhotes e alguns cães que passam a maior parte do tempo em ambientes internos podem ter unhas muito compridas, que alcançam o chão e, então, você as ouve bater no chão. Isso é um sinal de que você precisa fazer alguma coisa! Você pode comprar cortadores de unhas especiais para cães, que são fáceis de usar. Certifique-se de que não machucará o cão cortando a unha muito curta, particularmente em cães nos quais a unha é muito escura e é mais difícil ver seu limite. Não as corte quando o filhote for muito jovem, pois as unhas serão muito moles. Seu médico veterinário lhe mostrará o que fazer se você perguntar.

Fique de olho em...

















1- Olhos não devem escorrer
Você pode lavá-los com um líquido suave se precisar.

2- Orelhas, especialmente as moles - é essencial que o ar passe no canal da orelha. Há loções limpadoras especiais disponíveis no mercado. Não use cotonetes.

3- Patas, particularmente depois de uma caminhada. Verifique se há ferimentos ou espinhos nas patas e umedeça-as com vaselina se necessário.

   
Escovar os dentes é obrigatório!

Com o surgimento dos dentes vem o tártaro. Para evitar o aparecimento do tártaro e de outros problemas orais, uma boa higiene oral precisa ser feita diariamente. A melhor solução é escovar, mas isso requer habilidade e dedicação. Um bom complemento é escolher um alimento com croquetes especialmente adaptados em termos de formato e tamanho, que providenciam um efeito de escovação mecânica nos dentes.

Cuidados especiais
Dentes pequenos, grandes problemas?
Como muitos cães de porte pequeno, o Cavalier King Charles, o Poodle, o Yorkshire e o Chihuahua possuem uma sensibilidade real a problemas de higiene oral, aumentada por sua longa expectativa de vida.

Conselhos de beleza e higiene

  • Acostume o seu filhote a ser escovado e a tomar banho desde muito cedo. Certifique-se de que são acontecimentos agradáveis para que ele continue a aproveitá-los na idade adulta.
  • Alguns cães de raça como o Poodle e os Terriers, precisam ser escovados por profissionais.

Poxima matéria: Um equilíbrio saudável - Crescendo com Nutrição e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!!! Favor não esquecer de deixar o email tb, para melhor atendê-los.