sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O Guia do Filhote (Parte 6)


Higiene diária - bons hábitos

Limpeza, saúde e beleza.... combinam juntas! Você precisa ficar de olho na higiene de seu cão com medidas diárias simples. Das orelhas às unhas, faça uma pequena rotina de checagem diária e se você acha que precisa de conselho de especialistas ou de seu médico veterinário, entre em contato com eles.

Um pêlo perfeito

Cuidar de pêlos curtos é simples. Mas uma vez que o pelo atinge um determinado tamanho, a escovação diária é essencial para mantê-lo bonito, sem nós e falhas. A maior parte dos cães são tosados duas vezes por ano, no outono e na primavera, embora existam algumas raças cujos pelos crescem ao longo de todo o ano. Se seu cão passa a maior parte do dia em ambientes internos, a tosa deve ser mais freqüente.

Cuidados especiais

A realidade do pêlo
Pêlos de raças como Shih Tzu, Yorkshire Terrier, Poodle ou Lhasa Apso crescem continuamente, aproximadamente entre 1 e 1,5 cm por mês. Essas raças não são tosadas, então, a escovação regular ou o uso de uma escova profissional é realmente importante.
O Yorkshire Terrier, por exemplo, possui pelos trêz vezes mais longo que os de um cão de pelo curto com o mesmo tamanho.

Opções de escovação

Qual escova é a melhor para seu cão? Eis um guia rápido e fácil:
Cães com pêlos curtos, tipo Dálmata - escova leve com cerdas naturais
Cães com pêlo duro, como o Labrador - escova com dentes pequenos e amplos.
Cães com pêlos longos ou semilongos, como Setter, Yorkshire e Poodles - escova grande (para tirar os nós) mais uma escova média.

Hora do banho!

Após um longo passeio, seu cão vai estar sujo e você precisará lhe dar um banho. Dê-lhe um banho com água morna e seque-o com cuidado, sem friccionar, particularmente se ele não tem pêlo à prova d'água. A camada de sebo que protege a pele vai se reconstruir rapidamente.

Dica

Não divida seu xampu!
Nunca use xampu para humanos ou produtos com gel, pois irrirarão a pele de seu cão. Seus níveis de pH são diferentes dos nossos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!!! Favor não esquecer de deixar o email tb, para melhor atendê-los.