quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O Guia do Filhote (Parte 5)


Educação - um cão bem treinado

Bom comportamento e obediência precisam começar cedo! Seu programa de treinamento deve começar o mais cedo possível, em uma idade quando seu filhote tem naturalmente uma excelente capacidade de aprender. Para o seu conforto e o de outras pessoas, seu cão deve entender algumas regras básicas da vida.
Não hesite em recorrer a ajuda profissional no treinamento de seu cão. Há muitos clubes de cães ou "escolas de filhotes" que podem ajudá-lo em sua missão...

Um hábito essencial: treinamento em casa

Quando chega em sua casa, o filhote não estará treinado. A exceção é sua cama, pois é muito incomum um cão sujar seu local de dormir. Leve-o para fora com freqüencia, após cada refeição e cochilo, antes de dormir e assim que acordar; congratule-o com sua voz e com um carinho quando ele conseguir. No início, leve-o ao mesmo lugar para que ele possa reconhecer seu cheiro.

Dica
Conhecendo os sinais
Se ele ficar girando ou cheirar o chão dentro de casa, isso quer dizer que ele precisa sair! No caso de um "acidente", não o repreenda, mas desinfete o local para remover o cheiro. Não limpe enquanto ele estiver por perto e não o deixe ver (para evitar o estímulo de seu interesse no que você está carregando).

Cuidados especiais
Cães hábeis
Um Poodle pode aprender a aumentar o "alarme" se seu dono quiser, enquanto os Labradores são reputados por suas habilidades especiais com pessoas deficientes e cegas.

Tire o máximo de seu potencial!

Até um filhote muito jovem entende muito bem quem trata dele e quer, espontaneamente, ganhar sua afeição de aprovação. Além disso, este é um período ideal para ensiná-lo o que é e o que não é permitido. Idéias simples, como "não", "sente-se" ou somente ensinar seu nome são possíveis. Comece com três sessões de treinamento curtas, de somente cinco minutos por dia. Você pode aumentar a duração das sessões gradualmente, enquanto ele cresce.

Dica
Entendendo quando ele está errado
Se o seu filhote foi travesso, só o diga a ele se você puder fazê-lo imediatamente após o fato. Se isso acontecer mais tarde, ele não será capaz de relacionar a travessura e a punição.

CONSELHOS sobre obediência

O cão é um animal de bando, matilha e precisa de autoridade. Desde o princípio, ele precisa de uma única pessoa que possa ser seu professor.

Não grite quando chamá-lo, ele é sensível ás variações de sua voz e entenderá diferentes tons muito bem, como os curtos e agudos para comandos, felizes para parabenizá-los e severos para uma reprovação.

Use sempre as mesmas palavras para as mesmas ordens e, no começo, faça gestos para que ele possa entender. Por exemplo, aperte suavemente seus quadris e levante sua cabeça enquanto diz "sente-se".

Póxima matéria: Higiene diária - bons hábitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!!! Favor não esquecer de deixar o email tb, para melhor atendê-los.