terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O Guia do Filhote (Parte 3)



Saúde básica

Ele está correndo, brincando, comendo e dando a impressão de que poderia explodir com tanta energia? Seu filhote está em plena forma! Uma olhada rápida pode revelar o que você precisa saber - se sua pelagem está macia e brilhante, seus olhos, ouvidos e nariz estão limpos, e suas gengivas estão rosadas - então tudo está bem, mas se você tiver alguma dúvida, não hesite em consultar seu médico veterinário!

Pouco a pouco, seu filhote vai crescendo

O tempo que um filhote leva para crescer varia de acordo com seu tamanho e raça, mas todos os filhotes possuem duas fases nítidas de crescimento:
  • Durante os primeiros cinco ou seis meses, ele muda diariamente. Como o esqueleto se solidifica e o filhote ganha peso rapidamente, esse é um período de desenvolvimento muito intenso e pode estar sensível - é o momento em que o filhote deve se acostumar com refeições sólidas, não líquidas (do leite ao alimento sólido), e sua digestão vai se tornar, progressivamente, mais eficiente, quando atingir a idade adulta.
  • Na segunda fase, (entre seis e dez a quinze meses, dependendo da raça), o ritmo de crescimento diminui e o filhote entra em uma fase de consolidação: solidificação do esqueleto, desenvolvimento dos músculos, surgimento dos dentes permanentes (de três a sete meses de idade).

Quanto tempo leva o crescimento?

MINI 1 a 10kg adulto - 8 a 10 meses
MEDIUM 11 a 25kg adulto - 10 a 12 meses
MAXI 26 a 44kg adulto - 14 a 18 meses
GIANT 45 a 100kg adulto - 18 a 24 meses

Curiosidade
Realidade do filhote
Um Dachshund multiplica seu peso de nascimento por 25 e um Dogue Alemão por 100.


Defesas imunológicas - um período de fraqueza

Durante as primeiras semanas de vida, o filhote tem todos os benefícios da imunidade transmitida por sua mãe.
Entre quatro a doze semanas de vida, ele perde progressivamente essa proteção antes que suas próprias defesas estejam contruídas. Durante esse período, chamado de "janela imunológica", o filhote está mais propenso a doenças. A vacinação o ajuda a desenvolver proteção contra alguns tipos específicos de doenças: verifique a opinião de seu médico veterinário.

Dica
Dentes de leite
Não se preocupe em tentar encontrar os dentes de leite de seu filhote - ele engole a maioria e os excreta naturalmente, sem quaisquer problemas.


Próxima matéria: Saúde básica (segunda parte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!!! Favor não esquecer de deixar o email tb, para melhor atendê-los.