sábado, 19 de junho de 2010

Calopsitas

Calopsita é uma linda ave de origem australiana bastante difundida no mundo todo, inclusive aqui no Brasil já há bastante tempo! No seu habitat natural, costuma viver em regiões desérticas, chegando a viajar quilômetros de distância, em bandos, a procura de alimento, próximo às águas dos rios.
Predominantemente cinza na Natureza, ao longo do tempo foram surgindo variedades em sua coloração pelas mãos do Homem, o que chamamos de "mutações".
Realmente a Calopsita é muito especial! Seu jeito curioso e amigável, sua inteligência, deixam-nos encantados! A facilidade em reproduzir sons, assobiar, imitar palavras, e de ser domesticada, faz com que, cada vez mais, pessoas busquem nesse pássaro um animal de estimação! Veja a seguir algumas dicas de como melhor se relacionar com sua ave, e aprender um pouquinho a conhecê-la!

CARACTERÍSTICAS



Nome/Espécie: Calopsita (no Brasil) Caturra (em Portugal) Cockatiel (na língua inglesa) Perruche calopsitte (na língua francesa) Lorito de Copete (na Espanha)
Família : Cacatuidae
Ordem : Psittaciformes
Origem : Nativos da Austrália, aonde podem ser vistos na natureza, vivem em regiões áridas e semi-áridas do país. Ave nômade, costuma voar em bandos acompanhando o ciclo das chuvas, em busca de alimentos. A reprodução ocorre no período das chuvas, pois a criação de filhotes fica ajustada à disponibilidade de grãos e frutos justamente nessa época.
Caracteristicas : A calopsita é um pássaro que vem conquistando cada vez mais as pessoas pelo seu jeito amigável e interativo, principalmente quando domesticado. Apegam-se facilmente aos seus donos e os reconhecem de longe. Muito participativas e brincalhonas, são alegres e divertidas! É considerada uma ave sociável, pois convivem bem com algumas espécies menores, desde que instalados em espaço adequado.
Tamanho : 30 cm (em média, quando adultos)
Peso : 85-120 gramas
Longevidade : variável, dependendo se na natureza ou em cativeiro, podem chegar a 25 anos aproximadamente
Maturidade sexual : por volta dos 12 meses de vida
Reprodução : ano todo
Postura : 3 a 7 ovos (média)
Incubação : de 18 a 23 dias
Observação importante :
Pela legislação ambiental brasileira, a calopsita é considerada ave doméstica, conforme portaria nº 93 do Ibama.
Aves domésticas são aqueles que, através de processos tradicionais e sistematizados de manejo e melhoramento zootécnico, tornaram-se domésticos, possuindo características biológicas e comportamentais em estrita dependência do homem, podendo inclusive apresentar aparência diferente da espécie silvestre que os originou. Portanto, a calopsita não é uma ave cuja criação, comércio e posse é controlado pelo IBAMA.

Postado por: Deyvid Lopes

126 comentários:

  1. Respostas
    1. Adorei as informações aqui postadas, eis que simples e de fácil entendimento!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. minha calopsita esta munto fraca e caindo atoa estou com medo que ela morre o que devo fazer eu acho que ela est deslutrida

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. estou com problema com uma calopsita que apareceu um corte a baixo da cloaca acho que é assim que chama o anus deles, o veterinário transcreveu pio sana por 7 dias e para aplicar devo fazer.isso ja fazem 2 meses chega a sara mais caiu abre novamente

      Excluir
  2. bom dia por favor vcs poderiam me responder pq minha galopsita so botou 2 ovos ? e esses ovos podem nascerem filhotes? muito obrigado ......

    ResponderExcluir
  3. tenho uma calopsita, mas eu acho que ela naum gosta de mim, so que me falaram que no inicio é assim mesmo , eu tenho ela a tres dia, como que eu fasso pra adrestala sendo que eu tenho medo dela ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brinca com ela e pega e faz carinho no topete dela logo ela se acostuma cm vc mas não tenha medo.

      Excluir
    2. Calopsitas são que nem crianças vc tem que conquistar confiança delas , fazer muito carinho dar muita atenção e amor e muito cuidado com a alimentação delas, tem que ser bem balanceada.............

      Excluir
    3. Calopsitas são que nem crianças vc tem que conquistar confiança delas , fazer muito carinho dar muita atenção e amor e muito cuidado com a alimentação delas, tem que ser bem balanceada.............

      Excluir
  4. As calopsitas são animais que devem ser adestrados desde filhotes, depois de adultas também tem como adestrá-las, mas é mais complicado um pouco. Pessoas com mais experiência nessa área, adestram com mais facilidade, pois eles entendem a maneira certa de adestrar uma calopsita. Geralmente quando se quer um caloptita mansa, é so comprá-la ja adestrada, pois depois é só dar um pouco de carinho e atenção todo dia que ela virá ser companheira para o resto da vida. Mas no caso de comprar uma calopsita sem está mansa ou adestrada, é mais complicado de adestrar sem ter uma experiência, pois são muito agressiva e assustadas, podendo beliscar pra valer, causando muita dor depois. Possuem uma força imensa no bico e os beliscões doem pra valer.
    Obrigado pela participação no nosso Blog.

    ResponderExcluir
  5. Ganhei um casal de calopsitas há quatro meses. Ela já reproduziu duas vezes. Ela está com seis filhotes. Não sei o que fazer, pois ela vai continuar reproduzir e daqui a pouco estou com um viveiro. Eu posso dar para alguém que conheço? Precisam de registros? Estou perdida e não sei como fazer. Elas são apaixonantes e a cada dia me apego mais a elas.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  6. Gentee ganhei uma calopsita hoje é ela não e mansa, mais ja está se acostumando quando eu canto ela fica quetinha me ouvindo . *--*

    ResponderExcluir
  7. tinha um casal de calopsitas que reproduziu varias vezes mas ñ nasciam filhotes, achei que o macho devia ter algum problema então ganhei outro macho que reproduziu e a femea colocou 6 ovos mas o problema continua hoje tirei os ovos depois de 1 mês e os ovos tinham só a gema e a clara o que será que acontece?
    sendo que eu coloco bastante comida e de tipos variados e pão e milho ñ sei mais o que fazer
    erpierin@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. talvez não seja o macho e sim a femea

      Excluir
    2. O problema dos meus foi alimentação, quando fui pesquisando e comprando outros tipos de grãos eles conseguiram reproduzir

      Excluir
    3. O problema dos meus foi alimentação, quando fui pesquisando e comprando outros tipos de grãos eles conseguiram reproduzir

      Excluir
  8. ganhei uma calopsita a duas semanas me falaram q ia dois meses para domesticar ela mas fooi apenas duas semanas ela é linda de mais

    ResponderExcluir
  9. Calopsitas depois de domesticadas são muito carinhosas e brincalhonas com o dono, uma ótima ave pra quem gosta.

    ResponderExcluir
  10. eu tenho dois filhotes são bem novinhos eu gostaria de saber se calopsita precisa de registro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Precisa não, Calopsita é um Pássaro Exótico.

      Excluir
  11. Boa tarde!
    Eu tenho uma Calopsita de 7 meses, seu nome é Jone, gostaria de saber se ele é capaz de aprender a falar, mesmo com sua idade?...ele é lindooo ele vem na mão, deixa fazer carinho...fofo!!!

    ResponderExcluir
  12. Ganhei uma calopsita e não sei como amansa-la, gostaria de ajuda ou endereço de alguém que possa amansa-la e adestra-la, pois ela é muito agressiva. Socorro preciso de ajuda!!!
    Meu imail é valeria_edmilson@hotmail.com e moro no Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  13. tenho uma calopsita ela se chama Pitty,demorei 3 dias para amansa-la.eu queria saber se é verdade que só os machos podem falar ou imitar sons.

    ResponderExcluir
  14. Oi ... compre um casal tem umas 2 semanas e elas ainda sao muito ariscas, eles tem uns 3 meses mais ou menos, e gostaria de saber se normal esse comportamento.

    ResponderExcluir
  15. minha calopsita so sabe asobiar e a da minha tia fala e a dela ela comprou ja faz 2 ano e comesaram a falar com menos de 1 ano e nao eram adestralos e a minha ja faz 2 anos tambem e nao falam espero uma resposta muito obrigado bjsss

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito do site, e gostaria de acrescentar o seguinte adquiri uma calopsita macho numa pet super conceituada mas infelizmente ela veio doente com clamidiose e micoplasmose, estou tratando com doxil gotas porém a doença é uma zoonose podendo ser transmitida para nós seres humanos então sou super contra a reprodução desses animais por qq um pois se em criadouros eles já podem apresentar esses problemas imaginem com pessoas leigas então não adianta romantizar além do que daqui a pouco eles podem virar praga igual pombo haja visto que volta e meia vejo cartazers de calopsitas que fugiram.

    ResponderExcluir
  17. OI,
    GOSTARIA DE SABER SE A CALOPSITA PRECISA DE REGISTRO, UMAS PESSOAS DIZEM QUE PRECISA OUTRAS DIZEM QUE NÃO, QUERO TER CERTEZA!
    MEU EMAIL É:santana_verde@hotmail.com
    Aguardo um resposta.

    ResponderExcluir
  18. porque os ovos nao galam? so tem gema e clara?sei que e um casal namoram, acasalam e tudo mais.

    ResponderExcluir
  19. Tenho um casal de calopsitas, já reproduziram várias vezes e estão com 7 filhotes. Há como castrá-las, ou impedi-lás de se reproduzir?
    E-mail:rapha_petta@yahoo.com.br
    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é só tirar o ninho e elas nao vão acasalar por falta de lugar para terem os filhotes

      Excluir
  20. EU GANHEI UMA CALOPSITA MAS EU NAO SEI COMO
    FASER PARA DESCUBRIR O SEXO DELE(A)
    COMO É QUE FAZ?
    GOSTEI MUITO DESSE SITE OBRIGADO

    ResponderExcluir
  21. Boa noite eu comprei uma calopsita d 3 meses e ela é femea queria sabe se é verdade q só os machos podem imitar sons
    deixa a resposta: rodrilovefaith@hotmail.com
    obg

    ResponderExcluir
  22. Muito legal, só deixar uns Esclarecimentos aqui, porque tem muitas pessoas perguntando, Gente, Calopsitas não precisam de Registro no IBAMA, Calopsitas são Pássaros Exóticos, não é Originário do Brasil, o IBAMA não controlam as Criações delas.

    ResponderExcluir
  23. GANHEİ DUAS CALOPSİTAS FAZEM 2 DIAS NAO SEI COMO SABER QUAL E O SEXO DELAS POIS SAO IGUAİS.SAO LINDAS.

    ResponderExcluir
  24. Olá todos q tenham um calopsita.Eu tenho um ou uma. Não sei ainda o sexo,mas dei o nome de Jujuba.Nós achamos que é macho, então ele é muito fofo e bonitinho.Minha tia tem medo dele (não sei porque?) mas não me interessa.Tomara que ela supere o medo...

    ResponderExcluir
  25. Olá ! boa tarde !

    comprei uma calopsita ontem , mas ele nao quer come, eu fiquei com medo dela morre e levei ela de volta pra onde eu comprei ela comeu bebeu e cantou. Meu primo comprou uma tbm e ela morreu por nao comer,acho que com uma doença chamada PEITO SECO (eu acho pois oq aconteceu com ela foram as caracteriscas da doença ) bom eu quero muito ficar com a minha amiguinha em casa mas ela nao quer volta !

    ME AJUDEM ! Sera q eu devo trazer outra e deixa essa la ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha... isso é super normal. Ela nao ta acostumada com o novo ambiente. Ela vai comer sim. A minha tambem fez isso e quando passou um tempinho ela foi direto no potinho comer.

      Excluir
  26. ganhei uma calopsita, ela tem 3 meses ja faz 15 dias que ela estar comigo mas ela é muinto brava o que faço?

    ResponderExcluir
  27. Eu estava interessado em comprar uma, e ouvi dizer q se quebrar um nervo da asa ela nao voa mais....o que vcs que entendem aconselham, pq gostaria de criar ela na mao e fazer com q nao voasse para nao perder o animal de estimaçao!

    Gratoo

    att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao faça isso. Nao é a maneira correta de domesticar o animal. Ela precisa voar,ate por uma questai de seguranca do animal.
      o jeito correto é aparar algumas penas.

      Esse video é mt bom explica tudo bem direitinho.

      Corte correto das asas | Calopsita | Como cortar asas: http://youtu.be/rdkSLDcrqKs

      Excluir
    2. cortar o nervo da asa?? tem que ter muita coragem viu?? :(

      Excluir
  28. OLA,GOSTEI MUITO DAS EXPLICAÇOES ,MAS AINDA CONTINUO COM DUVIDAS.
    POR EXEMPLO COMPREI 2 CALOPSITAS DIZENDO O CRIADOR K ERA UM CASAL,1 CINZA E 1 AMARELO,SO K A AMARELA PICA,PUXA O TEMPO TODO O RABO DO CINZA,NAO SEI SE TEM ALGUM TIPO DE PUGUINHA OU É IMPLICANCIA,SO SEI K ELA OU ELE TA ACABANDO C O RABO DO OUTRO .
    SERÁ K TEM UMA EXPLICAÇAO P ISSO!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calopsitas ás vezes são mal-humoradas umas com as outras, imagine, tinha três calopsitas, aí a fêmea formou um casal com um dos machos, e o que ficou de fora bicou o ovo até quebrar! foi um desastre! se não estivesse segurando ele quando ele estava no 13° ovo(com luvas)(eram 20 ovos, ela botou muito) nós teríamos uma melança em casa

      Excluir
  29. GOSTARIA DE SABER COMO IDENTIFICAR O SEXO DE NOSSA CALOPSITA E O TIPO DE ALIMENTO CERTO PARA ELA
    CLARIMAR.FRANGO@ITELEFONICA.COM.BR
    ROBERTO

    ResponderExcluir
  30. Gente olhem esse video eu fiz pois tenho um pouco de experiencia sobre calopsitas eu tenho duas,uma ganhei ainda bebe e outra apareceu aqui em casa,e ela era super arisca eu consegui amansar
    http://m.youtube.com/index?desktop_uri=%2F&gl=BR#/watch?v=CRTG8WK6vpo
    Se não der pra ir ao video digite no youtube dicas para amansar calopsita msjakemar
    Grata

    ResponderExcluir
  31. http://www.youtube.com/watch?v=CRTG8WK6vpo
    Dicas para amansar Calopsita

    ResponderExcluir
  32. Gente eu viajarei durante julho todo, e estou com medo da minha calopsita de 4 meses se esquecer de mim, ate la ela vai ter 11 meses, vcs acham que ela nao se lembrara mais de mim?

    ResponderExcluir
  33. Meu email é thiagotito_pereira@hotmail.com caso alguem possa me responder la

    ResponderExcluir
  34. oi meu nome é bruno e tenho uma calopsita macho de 3 meses mas so q eu acho q ele veio com um defeito na patinha e n sei se tem cura mas se tiver me responda por favor;)

    ResponderExcluir
  35. Que maravilha de blog, tirei todas as minhas duvidas!!

    ResponderExcluir
  36. são lindas demais! Votem nessa linda CALOPSITA, ela é do Thermas dos Laranjais! é uma gracinha, realmente merece ganhar rs http://www.wishpond.com/fbsbpc/88658?entry_id=10631

    ResponderExcluir
  37. PESSOAL, NOS AJUDEM VOTANDO NESSA LINDA CALOPSITA, VEJAM A FOTO, PARECE ESTAR RINDO. NAO É VIRUS.. QUEM PUDER AJUDAR EU AGRADEÇO. http://www.wishpond.com/fbsbpc/88658?entry_id=10631

    ResponderExcluir
  38. minha calopsita naofaz nada so come e caga nem bebe agua bebe ja levei no veterinario ele dise que nao sabia tenho ela a 7 messes me ajudem

    ResponderExcluir
  39. Na minha calopsita na frente dos dois olhos tem um pontinho vermelho oque é isso?

    ResponderExcluir
  40. Há 3 anos tenho uma Calopsita fêmea, e ontem ganhei uma outra não sei se é adulta ou ainda em fase de crescimento. A minha como peguei filhote é super domesticada e mansa.. no entanto esta outra não deixa eu pegá-la (não sei como era o tratamento do dono anterior) gostaria de deixar as duas juntas no viveiro mas ainda não sei o sexo vou fazer a sexagem na próxima semana.. Minhas dúvidas são: Se essa outra for fêmea poderei colocar as duas juntas no viveiro?, qual a maneira correta para poder deixar essa outra calopsita mais mansa e conviver melhor conosco? Não gostaria de deixar ela presa na gaiola o tempo todo.. gosto de ver elas livres como faço com a minha fêmea.. No aguardo. Obrigada

    ResponderExcluir
  41. Ola! Boa tarde. Estou querendo um calopsita mais a questao do vou dele (a) precisa realmente cortar a asa dela para nao voar .tire assa duvida
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  42. Tenho uma calopsita a alguns anos, de uns tempos para cá ele começou a arrancar as próprias penas, fui em um veterinário local e ele fez um colar para impedir que ela arrancasse as penas, mas ela ficou muito brava e nem se alimentava direito, tirei o colar e voltei ao veterinário ele me receitou alguns complementos alimentares e um spray anti mutilação, tambem não adiantou nada, ela arranca as penas do pescoço, embaixo das asas das pernas e próximo ao rabo, alguem pode me dar uma dica ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ARRANCANDO PENAS :
      As causas são diversas :

      - de ordem física/orgânica :
      • dieta alimentar
      • piolhos/ácaros (parasitas) de pena
      • endoparasitas (giardíase), diagnosticado em exame de fezes
      • alergia a produtos diversos (químicos, de limpeza, etc), fumaça de cigarro, alimento, etc .


      - de ordem comportamental :
      •estresse devido ao espaço que a ave está alojada
      •briga entre machos
      •macho querendo acasalar com a fêmea
      •quando a ave arranca suas próprias penas : estresse por solidão (vive sem companhia, perda de parceiro, falta de atenção de seu dono), proporcione à sua ave brinquedos, outra ave para companhia
      • fase de muda de penas.

      Espero ter ajudado.
      Algusmar

      Excluir
    2. desculpe, esqueci de citar a fonte:

      http://bicharedo.blogspot.com.br/p/em-construcao.html

      Excluir
  43. ola tenho uma calopsita macho de 2 meses ele come,e depois de uns minutos ele dorme o tempo todo mas so que ele dorme com o rosto virado para tras entre a asa
    ai eu queria saber se isso e alguma doença ou e normal um filhote dormir bastante com o rosto entre a asa.. desde ja grato.

    ResponderExcluir
  44. tenho 2 calopsita e não sei o sexo delas

    ResponderExcluir
  45. Boa noite,eu perdi minha calopsita,e achei ele uns 15dias depois,so q ele parou d cantar e tudo,ele vai lembrar das musicas e d mim?

    ResponderExcluir
  46. Olá, tenho um casal de calopsita, já tem seis ovos chocando. Pra me adiantar, quais os cuidados que deverei ter com os filhotes? Que tipo de comida poderei dar a eles e a partir de quando posso dar algum tipo de comida?
    Grato.

    ResponderExcluir
  47. Olá qual calopsita é melhor para ensinar a falar e cantar o macho ou a fêmea? É verdade que é melhor ter ela filhote para melhor adestrar? Quais dicas pode me dá? Eu quero ter uma. Obrigado. clovesvgp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. Meu calupsita esta triste e quase não se alimenta, verifiquei que ests com as penas meia fofa sem lá ele não era assim...o que faço pra ele voltar a ser feliz

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde. Minha calopsita está com o bico aberto e mexe direto com a pata dentro da boca, está babando transparente mas não espirra e come normal. Será que pode ser que tem alguma coisa na boca enroscado tipo casca de gira-sol?

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. comprei uma calopsita faz 6 dias que esta em casa , ela tem +ou _ 2 meses ,esta comendo papinha na seringa ..mas tem dois dias que ela só quer dormir eu mexo com ela assovio mas ela nem responde estou triste pois já peguei um amor por ela ...e estou com medo dela morrer ,,,pois ela ão saber comer sozinha....me ajudem meu e mail é viviana.boscolo31@gmail.com

    ResponderExcluir
  53. Boa noite
    Cheguei de viagem e encontrei um rato morto aonde minha cachorra fica, limpamos o local...uma semana depois minha cachorra esta estranha não quer comer as patas da frente tremem está fraca e só quer ficar deitada ...o que pode estar acontecendo com ela ? Tem a ver com o rato ? O que devo fazer ?

    Obrigada..

    ResponderExcluir
  54. 2015 21:53
    Boa noite
    Cheguei de viagem e encontrei um rato morto aonde minha cachorra fica, limpamos o local...uma semana depois minha cachorra esta estranha não quer comer as patas da frente tremem está fraca e só quer ficar deitada ...o que pode estar acontecendo com ela ? Tem a ver com o rato ? O que devo fazer ?
    Zu_angare12@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se tem algum ferimento no seu cão....se não tiver, pode ter sido o susto mesmo, ou então fez igual o meu, que matou um a dentadas...rsrs...mas ficou tudo bem.

      Excluir
  55. Bom dia. ..
    Tenho um casal de calopsita. A fêmea botou 4 ovos e o casal chocou e os filhotes não nasceram. Na segunda vez a fêmea botou novamente 4 ovos. Porém dessa vez nasceu. os filhotes eu suspeito que os pais não alimentaram e então eles morreram com uns três dias. E agora meu casal está novamente chocando 4 ovos. Sei que foi por um descuido meu. Mais e se nascer os filhotes o que vou fazer? Preciso de ajuda. Todos os criadores que conversei dizem que o meu casal é muito manso e que devido a isso não sabem cuidar dos filhotes. Será verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá,
      estou com o mesmo problema, nasceram 4 filhotes e dois ja morreram, não sei o que fazer, to pesquisando aqui mas não acho uma resposta. vc conseguiu?

      Excluir
  56. tenho uma calopsita há 2 anos ela sempre dócil e brincalhona de uma para ca ela se tornou agressiva não assovia do quer ficar embaixo na gaiola piando.gostaria de saber o que esta acontecendo?

    ResponderExcluir
  57. minha calopsita ingerriu sem querrer esmalte o que eu fasso ? ela Vai morrer?

    ResponderExcluir
  58. Minha calopsita já tem sete ovos ae ela coloco um ovo hj ae depois disso ela não conseguio ser levanta mais só fica deitada na gaiola me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  59. Minha calopsita já tem sete ovos ae ela coloco um ovo hj ae depois disso ela não conseguio ser levanta mais só fica deitada na gaiola me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  60. Minha calopcita fugiu e depois de 3 semanas encontrei na casa de um vizinho perto de casa mas o menino que acho corto o topete o que pode acontecer e o que eu devo fazer??

    ResponderExcluir
  61. eu tirei meus filhotes de calopsitas de perto dos pais e dois deles não anda mais ficou com as pernas moles oque pode ter acontecido e oq fazer por favor me de uma dica

    ResponderExcluir
  62. Minha calopsita não está voando mais, depois que colocou os últimos 3 ovos, ela sempre teve boas ninhadas, mas dessa vez parece que ficou descaderada. O que deve ser?

    ResponderExcluir
  63. Minha calopsita não está voando mais, depois que colocou os últimos 3 ovos, ela sempre teve boas ninhadas, mas dessa vez parece que ficou descaderada. O que deve ser?

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  67. Oi tenho uma calopsita de 25 dias de vida,ela ta se alimentando de papinha mais bebê agua, preciso ajudala ou é normal? e-mail maykongk@gmail.com

    ResponderExcluir
  68. Comprei um macho de calopsita para fazer casal com uma fêmea que já tinha. Percebi que o mesmo anda triste, encorujado. Estou medicando com antibiótico. Mas infelizmente moro no interior do RN e aqui nem na cidade vizinha possui veterinário de aves. Estou com medo dele morrer. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  69. Comprei um macho de calopsita para fazer casal com uma fêmea que já tinha. Percebi que o mesmo anda triste, encorujado. Estou medicando com antibiótico. Mas infelizmente moro no interior do RN e aqui nem na cidade vizinha possui veterinário de aves. Estou com medo dele morrer. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  70. Bom gente tenho 4calopsitas e dessas cortou a lingua e ta saindo muito sangue o q eu Fasso me ajudem

    ResponderExcluir
  71. olá como posso alimentar uma calopsita já adulta? obs: ela como sozinha mais por estar doente não consegue engolir as sementes então tenho que alimentar ela para ela não passar fome, o que e como posso alimenta-la? obrigado desde já

    ResponderExcluir
  72. Olá, gostaria que vocês me ajudasse me orientando sobre o comportamento da minha calopicitas. Comprei ela há três dia, só que ela tem momentos que fica agitada demais parecendo que quer fugir da gaiola, grita um pouco, depois para é fica de olhos fechados cochilando.isso é o dia todo. É normal? Notei também que não está comendo.Tem alguma coisa errada com ela? Me responda por favor!
    Grata,
    Naty

    ResponderExcluir
  73. Olá,
    O que significa quando uma calopcita coloca a cabeça embaixo da asa.
    Será que está com dor? Estará deprimida?
    Grata
    Catia
    Cátia

    ResponderExcluir
  74. Minha calopsita está doemte vomoito, diarreia, so bebeb agua, so dorme, fezes verde e escuras meu nome bete fone 51 92865289 email Martins.bete.maria@hotmail

    ResponderExcluir
  75. Por favor me ajudem sou a bete RS 5192865289

    ResponderExcluir
  76. Nasceu ontem a minha calopsita e estava piando, hoje o meu casal estava aos berros foi ver a cria e estava do tipo morta, mas ela ainda conseguia respirar um pouco, o que posso fazer?!?

    ResponderExcluir
  77. Boa tarde, comprei um casa de calopcita Não sei se é adultos, será que a fêmea pode botar ainda

    ResponderExcluir
  78. Boa tarde, comprei um casa de calopcita Não sei se é adultos, será que a fêmea pode botar ainda

    ResponderExcluir
  79. Bom dia tenho uma calopsita fêmea com cerca de 2 anos e a cerca de 1 mês comprei um macho com cerca de 3 meses, que vivem soltos na casa e com acesso a área externa da casa onde tomam sol e ciscam, e de uns 20 dias para cá, a fêmea começou a "vomitar" a ração perdeu peso e as penas ficaram ásperas, fica amuadinha, mas interage com macho e com minha esposa e continua se alimentando normalmente, se possível gostaria de saber o que pode ser e qual melhor procedimento a tomar?
    desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  80. comprei uma colopsita q ja teve macho sera q ela vai namorar com o meu macho e ter filhotes?

    ResponderExcluir
  81. Olá pessoal eu comprei três filhotes de calopsitas só que por falta de experiencia deixei que uma morresse pois pegou uma bactéria e rápidamente foi a hóbito mas quanto as duas elas precisa ganhar peso uns graminhas que devo fazer alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  82. Boa noite, Ganhei duas calopsitas mais estou achado uma delas esquisita não sei se está doente o que faço.

    ResponderExcluir
  83. Meu email é line_1992euzinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  84. Comprei uma calopsita antes de ontem e ela não quis comer, até soltei ela no quarto mas ela bateu no espelho e depois na porta de vidro do outro lado do quarto nas 2 vzs q soltei ela, ou seja, 4 vzs.. ela ainda não comeu.. ja é o segundo dia.. oq posso fzr?

    ResponderExcluir
  85. Comprei uma calopsita antes de ontem e ela não quis comer, até soltei ela no quarto mas ela bateu no espelho e depois na porta de vidro do outro lado do quarto nas 2 vzs q soltei ela, ou seja, 4 vzs.. ela ainda não comeu.. ja é o segundo dia.. oq posso fzr?

    ResponderExcluir
  86. Minha calopsita enteou no choco ta indo tudo bem so que o macho fica vigiando a femea no ninho. O macho não quer comer oque eu faço?

    ResponderExcluir
  87. Olá...Tenho 1 filhote de calopsita com 5 dias, está sendo tratado na papinha desde o primeiro dia pois os pais abandonaram...Seu papo não está esvaziando como deveria, estou dando água morna com açúcar e fazendo massagem com algodão.Ela está defecando normalmente, porém seu papo não está diminuindo.Agora ele está ficando o tempo todo com o bico pra cima, parece estar pedindo comida, oque devo fazer estou muito preocupada.
    valeria--limma@outlook.com

    ResponderExcluir
  88. Boa noite, tenho um casal de calopsita que vivia Junto a 3 anos, mas infelizmente o macho morreu. A fêmea ficou bastante agitada como se estivesse procurando ele é muito triste também.
    E aconselhável comprar outro macho? Tem algum perigo deixa-la sozinha?
    Já me disseram que posso tentar fazer com que ela se acostume deixando um macho perto dela só que em outra gaiola? Estou muito confusa, gostaria muito que me ajudasse.
    dauanaallves04@gmail.com

    ResponderExcluir
  89. Tenho uma calopsita que vive diretamente comigo e com a minha mulher. Nunca cortamos as suas penas. Ela tem um sentimento muito grande por mim, dizendo meu nome, que sou bonito, que é meu amigo, canta o hino do flamengo. Nunca saiu de perto de nós e vive sempre junto conosco, até na hora de dormir, entretanto, temos que fazer uma viagem ao exterior, onde vou demorar uns 2/3 meses e não sabemos o que fazer para deixar ela aqui. Posso deixar com uma pessoa na casa dela. Ela trabalha numa casa de aves, que negocia também calopsitas, e eu vou pagar para ela cuidar R$15,00 por dia, com alimentação. Posso ficar tranquilo que quando voltar não vou ter problemas de não me reconhecer ou outro fato que possa tornar ela indiferente ao nosso convívio. Estamos muito preocupados com isso e gostaria de ter alguma informação a respeito. Ficarei eternamente grato por qualquer fato a esse respeito. Atenciosamente,Nelson Teixeira de Oliveira - whatsap 21 999576422 / email: nt.grupo@ig.com.br / skype: nelson.teixeira.oliveira

    ResponderExcluir
  90. Oi tenho um casal de calopsitas ela botou cinco ovos só que ela só dorme a noite no ninho e de dia vai só as vezes o que pode ser desde já agradeço

    ResponderExcluir
  91. Bom dia.
    Meu cachorro n come ,só água ,olhos remelando ,tá muito magro ,q posso fazer .me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  92. Calopsita fêmea aprende a assobiar oq a gente ensina??

    ResponderExcluir
  93. Calopsita fêmea aprende a assobiar oq a gente ensina??

    ResponderExcluir
  94. Estou tris!teMinha calopsita morreu hoje dia 29/11/2016 ela foi dormir bem e acordou fraquinha não conseguia assobiar foi piorando e morreu no veterinário.

    ResponderExcluir
  95. Bom dia Pessoal,
    Minha calopsita teve 2 filhos, eles estão com mais ou menos umas 3 ou 4 semanas, o maiorzinho de ontem pra hoje não consegue levantar, parece que não tem força na pata direita, fica deitado e caindo pro lado direito, e abre a asa pra tentar se equilibrar... Por favor, alguém sabe o que é ou o que devo fazer??
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  96. Meu email, r.bolcont@incacoaching.com.br

    ResponderExcluir
  97. Tenho uma calopsita macho, e hoje sem querer dei uma pisada nele, pois vive solto em casa. Continua andando e mexe com as asas, mais acho que machuquei ele. Tem algum remédio que eu possa dar de imediato?

    ResponderExcluir
  98. Por favor, gostaria de saber se a calopsita é capaz de entender e reconhecer quando a chamamos pelo nome.

    ResponderExcluir
  99. Minha calopsita não está andando, o que pode ser ? Alguém pode me responder urgente!! :(

    ResponderExcluir
  100. Estou muito triste, minha calopsita (chico) morreu hoje, fazia 6 anos que ela estava conosco. Acho que ela morreu pisada. Mas nao tinha nenhum vestigio disso nao sangrou.achei ela no chao morta nao deu nenhum grito nada... estou angustiada se foi pisada por alguem da casa ou morreu de mau subito. Nao tinha nenhum osso quebrado nada. que horror.Estou muuuuiiito triste.

    ResponderExcluir
  101. me ajudem minha calopsita já está no 2 macho e nunca pois ovo ela pede gala e o macho gala , tem ninho o macho entra ela avezes mais não poe nenhum ovo nunca pois, ela e o macho antigo q morreu já comprei adultos e ele galava ela mais nunca pois 1 ovo se quer e agora comprei outro macho de 1 ano para substituir ela aceitou, ele gala mais ela continua a não por ovo eles estão na varanda da casa e nunca pois ovo mesmo galando e com ninho, me ajudem

    ResponderExcluir
  102. Minha calopcita ja teve a terceira ninhada e não nasceu nem um filhote ja tem 23 dias e nem sinal

    ResponderExcluir
  103. Tenho uma cslopsita arisca e ha 3 dias nao come porque comprei outro casal, o que fazer

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!!! Favor não esquecer de deixar o email tb, para melhor atendê-los.