terça-feira, 11 de maio de 2010

Roedores (Parte 5 e ultima matéria)

CHINCHILA

Fonte: Anuário Cães 2010

Divertida, embora não goste muito de colo, interagem bem com seus donos através de brincadeiras nas quais pula, corre e até sobe nos ombros das pessoas.

Originária da América do Sul, a chinchila é um mamífero de pequeno porte, medindo de 22 a 28 cm do focinho à base da cauda. Seu peso varia entre 300 g e 800 g. Cada folículo de sua densa pelagem possui de 80 a 100 pelos, concedendo-lhes o título de animal com o pelo mais sedoso do mundo. Esta densidade impede que a chinchila seja infestada por parasitas como pulgas, piolhos e carrapatos. Portanto, não precisa ser vacinada. Por outro lado, a mesma característica lamentavelmente faz da espécie uma das mais utilizadas no cruel e abominável mercado dos casacos de pele.

Desconfiada, a chinchila passa a impressão de ser um animalzinho arisco. Porém, bastam atenção e carinho diários para conquistar sua confiança, amizade e afeição.

Por ser um roedor, é importante lembrar que, solta, vai roer tudo o que encontrar pelo caminho, de móveis a fios elétricos. Portanto, ela precisa ter sua gaiola ou viveiro, que deve ficar em um local ventilado e tranquilo. A limpeza da gaiola deve ser feita a cada dois dias. Já sua higiene diária deve ser feita apenas com carbonato de cálcio, artigo que limpa o pelio e absorve toda a oleosidade, deixando-o ainda mais sedoso.
A nutrição das chinchilas precisa ser o mais natural possível. Sua alimentação deve ser rica em vegetais como legumes e verduras (cor verde escura) e frutas, além da ração que deve ser oferecida diariamente.
Assim como outros animais da espécie, seus dentes crescem o tempo todo. Para desgastá-los e ainda aliviar o estresse, é importante lhe oferecer sempre objetos e brinquedos específicos para roer.

Postado por: Deyvid Lopes

Pessoal encerra aqui a matéria de roedores. Espero que tenham gostado. Um abraço pra todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!!! Favor não esquecer de deixar o email tb, para melhor atendê-los.