domingo, 9 de maio de 2010

Roedores (Parte 3)

Porquinho da Índia


Fonte: Anuário Cães 2010


Apesar do nome, este roedor é originário do Peru. Bastante sociável, o porquinho-da-Índia, que também é conhecido como preá, é considerado um animal exótico domesticado, ou seja, não pertence à fauna nativa brasileira e, portanto, não precisa de uma documentação específica para sua criação, como acontece com outras espécies.
Pequenos, com tamanho aproximado entre 25 cm e 30 cm, são ideais para quem tem pouco espaço. O macho chega a pesar 1,2 kg, já a fêmea varia entre 700 e 900 g na fase adulta e vivem, em média de 4 a 6 anos.
A higiene constante da gaiola é fundamental para a prevenção de doenças. A gaiola de metal deve ter no mínimo de 60 cm X 40 cm X 40 cm e deve ficar em locais em boa ventilação. A higienização dos comedouros, bebedouros e acessórios precisa ser feita diariamente.
A alimentação, como de todos os animais, é determinante para mantê-los saudáveis e livres de doenças. No caso destes roedores, por serem herbívoros, a alimentação é bastante balanceada. O cardápio diário deve conter verduras, como brócolis, couve, talo de cenoura, talo de beterraba, escarola, almeirão e acelga, além de ração peletizada para cobaias, evitando apenas as que contenham amendoim, milho seco, girassol. Frutas e legumes também podem enriquecer a dieta dos pequenos.

Postado por: Deyvid Lopes

Pessoal amanhã tem mais com o mini coelho. Um abraço!!!

9 comentários:

  1. olá eu tenho uma porquinha da india, ela tá perdendo o pelo, isso é normal ?
    pf me responda por email.
    br.moraes2@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Resposta enviada por email. Obrigado pela participação no Blog.

    ResponderExcluir
  3. eu tenho um e gostaria de saber o que ele come e como eu posso dar banho nele? pri.sg@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele come praticamente todas as verduras q vc tiver em casa, n dê alface, além disso, tb de feno e um pouquinho de ração própria para roedores. Para dar banho, pega uma bacia q caiba ele confortavelmente e coloque água morna(nunca quente) até os pés dele e use shampoo de bebê ou de filhote de cachorro. Se for de pelo curto, seque bem com uma toalha; se for de pelo longo use o secador (de trás para frente para q n pegue no olho dele, n recomendado usar secador se n for necessário) e passe um pente no pêlo dele(passe todo dia se for de pêlo longo, mas n dê banho todo dia).

      Excluir
  4. Gostaria de asber se posso dar banho nele, quais os cuidados que devo ter com ele.
    lisandraalves2009@hotmail.com
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite! E possível colocar uma daquelas rodinhas, na gaiola, pro animal se exercitar? Valeu! Bruno.geiger@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. ola eu n teho porquinho da india mas tenho hamister e eu quero vender filhotes de hamisterchines,branco e pretos
    bjs,entrar em contato com anapaula.pires.casas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. oi. minha porquinha esta com um problema na pata, xo que deslocou o ombro. tem como colocar de volta no lkugar ?? agradeeço a resposta desde já.

    ResponderExcluir
  8. Oi estou com um grave problema podem me ajudar?! Meu porquinho está com um inchaço ao lado do pescoço e a cada dia ele vem aumentando ,o inchaço tem formato redondo nós deduzimos que seja uma infecção na garganta pois após o aparecimento desse problema ela não come como antes e não faz os maravilhosos cui-cui mais. O que devo fazer?email:debora.costa.paz@hotmail.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!!! Favor não esquecer de deixar o email tb, para melhor atendê-los.