sábado, 8 de maio de 2010

Roedores (Parte 2)

HAMSTER


Fonte: Anuário Cães 2010


Pequeno roedor, o hamster ocupa o segundo lugar nas espécies de mamíferos não domesticados de estimação, ficando atrás somente dos coelhos. Originário da África e da Ásia, o hamster chega a pesar até 150 g. Seu tamanho varia de 11 a 15 centímetros e vive, em média, três anos. “A alimentação deve ser uma ração básica, oferecida a cada noite e também podem ser fornecidos suplementos alimentares”, explica Karine Raile Rocha, médica veterinária e analista de marketing da Cobasi (SP). Seu cardápio ainda pode ser incrementado com frutas e legumes desidratados.
Ágil e dócil, o hamster é uma boa sugestão de pet para conviver com crianças. Não devem ser deixados soltos pela casa. Sua gaiola deve ter boa ventilação, com iluminação natural, além de ficar em locais onde não ocorra mudança brusca de temperatura.
Para garantir mais qualidade de vida ao pequeno roedor, é importante adquirir uma gaiola com altura mínima de 15 cm. Suas grades devem ser de metal, já que roem madeira, plástico e metais moles. Como ele adora se esconder, a dica é colocar uma casinha no estilo iglu. Roda para brincadeiras e exercícios, bebedouro suspenso e comedouro também devem fazer parte do interior da gaiola
.
Os dentes do hamster crescem continuamente, por isso é fundamental adquirir produtos específicos que induzem o desgaste natural, mantendo os dentes no comprimento correto. Embora não necessite de banhos ou de vacinas, é importante leva-lo com regularidade a um médico veterinário especializado para a realização de exames clínicos.
“O hamster tem como característica física as bochechas dilatáveis, isto é, bochechas que aumentam de tamanho, onde eles podem carregar comida e forragem para ser guardadas em sua toca. A palavra hamster tem sua origem na palavra alemã “hamsteln” que significa armazenar”, conta karine.

Postado por: Deyvid Lopes

Pessoal amanhã tem mais, com o Porquinho da Índia. Um abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!!! Favor não esquecer de deixar o email tb, para melhor atendê-los.