terça-feira, 25 de maio de 2010

Quer montar um aquário??? Vão ai algumas dicas para você (Parte 1)


VIDA AQUÁTICA
A NATUREZA EM SUA CASA

Manter um aquário em casa, de água doce ou salgada, é muito mais fácil do que se imagina. Cuidados básicos na montagem resultam em tranqüilidade por muito tempo. E os peixes ornamentais também são um ótima companhia. Estudos indicam que o hábito de observar peixes mantém as pessoas calmas e alivia o estresse. “Os peixes são independentes, brincalhões e alguns fazem gracinha para os donos, como comer nas mãos, se exibir”, explica Eduardo Held da Silva, gestor da área de aquários da Au Pet Store, em São Paulo. Outro ponto que facilita a manutenção de um aquário, segundo o médico veterinário especialista em peixes, Eduardo Reinert Barros, é que boa parte das espécies encontradas já nasceram em cativeiros e estão acostumadas a viver em aquário. “Se o aquário for bem montado, não há quase nenhum trabalho para os seus donos; na verdade é praticamente uma terapia antiestresse”, complementa Barros.

É importante analisar alguns critérios antes de adquirir um aquário: tempo disponível, tamanho e tipo de aquário, escolha das espécies e o quanto pretende investir na montagem. Cometer erros pode ser fatal tanto para os peixes como para o investimento. “Normalmente as pessoas escolhem mal os peixes do aquário ou são mal orientadas pelos lojistas e misturam peixes agressivos com peixes calmos; colocam peixes de água tranqüilas em aquários com muita circulação de água e vice-versa; alimentam peixes carnívoros com alimento para peixes herbívoros e vice-versa; deixam peixes em aquários com temperatura de água e PH bem diferente do que seria o ideal. Isso não é nada incomum”, explica Eduardo Reinert Barros. Ele também esclarece que trocar a água do aquário deixa o peixe estressado e pode levá-lo a choques de temperatura, PH, além de intoxicação com o cloro da água nova, muitas vezes levando à morte. O excesso de alimentação é outro fator apontado pelo especialista. “A má qualidade da água causa a morte dos habitantes do aquário. O Kinguio, por exemplo, é o peixe que mais sobre. Ele tem um grande apetite e as pessoas dão muita comida. A água fica suja e com excesso de amônia. As pessoas, então, lavam todo o aquário e, com isso, a biologia da água desaparece, não havendo nunca uma boa filtragem e a água continua sempre suja. Para agravar, este é um dos peixes mais sensíveis a amônia. São peixes que ultrapassam os 20 anos de idade, mas quando estão em aquários morrem precocemente entre dois e cinco anos”.

O mais importante em um aquário é a “saúde da água”. Eduardo Held da Silva observa que, além da qualidade da água nos aspectos físicos e químicos, é essencial ficar sempre atento aos peixes, corais ou plantas que for colocar para que nenhum esteja doente, o que pode acarretar uma grande perda e prejuízo. Ele ainda adverte que o tempo de iluminação e a manutenção da luminária, limpeza dos filtros e das paredes, são outros fatores fundamentais para a boa qualidade de vida no aquário.

Para quem deseja se iniciar no aquarismo, a recomendação é optar por um aquário de água doce, com Kinguios, Bettas e Lebistes. São espécies bastantes resistentes e não necessitam de muitos acessórios para a montagem do aquário. “Se o aquário for um pouco mais equipado, com filtro de água, bomba de circulação de água, termômetro, aquecedor e o aquarista tiver um pouco mais de experiência, terá uma infinidade de opções como discos, bandeiras, ciclídeos africanos, oscar, tetras, entre muitos outros. Se a pessoa for experiente, pode partir para os aquários marinhos, aquário de coral e aquários plantados”, esclarece Eduardo Reinert Barros. Para os aquários de água salgada, Eduardo Held da Silva indica o peixe clown (palhaço), o consagrado “Nemo” que, além de graciosos, são muito alegres e enfeitam qualquer aquário.


Postado por: Deyvid Lopes

2 comentários:

  1. Ah Deyvid, voce adivinhou, estou com o aquario para ser montado! E não tenho prática alguma! Adorei pelas dicas... Valeu
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Meus peixinhos estão todos morrendo, ele começam a ficar de lado sem resistência alguma.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!!! Favor não esquecer de deixar o email tb, para melhor atendê-los.