segunda-feira, 31 de maio de 2010

Golden Retriver




País de origem: Grã-Bretanha
Tamanho: Grande
Área de Criação: Média
Agressividade: Baixa
Atividade Física: Moderada

Utilização: caça e companhia
Tamanho: 56 a 61 cm para machos e 51 a 56 cm para fêmeas.
Peso: 27 a 34 quilos.
Aspectos Gerais: ágil, com uma cabeça forte e nobre, um olhar doce, uma expressão risonha, inteligente e alegre e compleição física robusta.
Pelagem: a pelagem é medianamente longa, ondulada ou lisa, com franjas, subpelo espesso e resistente a água. As tonalidades aceitas vão do creme muito claro (praticamente branco) ao dourado-escuro.
Longevidade: 13 a 15 anos.
Área de Criação: adaptável desde apartamentos a grandes fazendas.
Temperamento: atencioso, companheiro, carinhoso, inteligente e fiel.

Especialistas acreditam que a raça passou a ser desenvolvida em meados do século 19, quando o escocês Dudley Marjoribanks, Lorde de Tweedmouth, adquiriu Nous e o acasalou com uma fêmea da extinta raça Tweed Water Spaniel. Ele procurava um cão inteligente, com habilidade suficiente para buscar a caça na terra e na água, calmo e com excelente faro.
Por mais de 20 anos, o Lorde de Tweedmouth trabalhou no melhoramento de sua criação e, para obter mais qualidade na linhagem, cruzou seus cães com as raças Wavy-Coats e Setter Irlandês. Com o tempo, o trabalho de seleção do Lorde deu origem à linhagem Ilchester, de característica muito semelhante às do Goldens atuais. Alguns especialistas afirmam que a raça Bloodhound também teria sido utilizada no desenvolvimento do Golden Retriver, mas até hoje não há dados que comprovem esta afirmação.
Introduzida há cerca de 20 anos no Brasil, o Golden tem sido usado ao longo dos anos para desempenhar diversos tipos de tarefas, incluindo as Terapias Assistidas por Animais (TAAs), junto a asilos e entidades – um trabalho que os cães da raça fazem sem muito esforço, já que apresentam grande facilidade de aprendizado.
Considerando um cão rústico, que alia inteligência, fidelidade e companherismo, qualidades que tem aumentado a sua popularidade no mundo. O Golden pode ser criado tanto em fazendas, sítios e quintais quanto em apartamentos.

CRONOLOGIA Em 1890, os primeiros exemplares da raça chagaram aos Estados Unidos e Canadá. Treze anos depois, a raça foi aceita pelo Kennel Club na Inglaterra, onde foi chamada de Flat-Coasts-Golden. Já no ano seguinte, um Golden garantiu o primeiro lugar em uma prova de campo. No entanto, a raça só foi reconhecida oficialmente em 1911, com a Fundação do Golden Retriver Club of England. Daí em diante, o Golden passou a ser difundido nos EUA e se popularizou em todas as partes do mundo, especialmente na Europa, EUA e Japão.


Postado por: Deyvid Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!!! Favor não esquecer de deixar o email tb, para melhor atendê-los.