segunda-feira, 24 de maio de 2010

Aves (Parte 3)


CUIDADOS QUE RESULTAM EM SAÚDE

O manejo de qualquer ave é que vai resultar em um animal saudável em todos os aspectos: físicos, comportamental e emocional. Os cuidados básicos para a sua manutenção são: alimentação adequada, acessórios básicos (gaiola, comedouros, brinquedos, poleiros e outros), higiene diária da gaiola e utensílios de proteção da ave contra corrente de vento. E assim como cães e gatos, as aves necessitam de atenção e carinho.
“Nenhuma ave suporta a corrente de vento, podendo desenvolver problemas respiratórios caso ela seja mantida em um ambiente nestas condições”.
Para manter penas e bicos saudáveis, a alimentação balanceada é fundamental. “Para o bico, é interessante dispor ao animal casca de coco, objetos de madeira e pedras de cálcio para que ele possa gastá-lo. Já para as penas, pode-se oferecer uma banheira para que a ave possa banhar-se ou borrifar água em suas penas nos dias mais quentes”. Complementar a alimentação com frutas, verduras e sementes também é aconselhável, mas com moderação. Alguns alimentos são proibidos, como alface, morango, tomate, frutas cítricas e sementes de girassol e amendoim, por serem muito gordurosas.
Outro fator fundamental é o tamanho da gaiola, uma vez que a ave deve ficar em um local preestabelecido, já que ela precisa ter um espaço para se sentir segura. “A gaiola deve ser de tamanho adequado a espécie da ave, suas necessidades e a quantidade de aves. Deve ser de tamanho mínimo que ela possa se movimentar com as duas assas abertas e possa voar ou se mexer bem. Também deve ser de material resistente e de fácil limpeza. Evite as de madeira, pois são difíceis de limpar, já que as fezes e urina das aves, aderem e mancham”.
Assim como os demais animais de estimação, as aves também precisam passar por avaliação anual. “O mais importante é que o dono se atende para qualquer mudança de comportamento de seu animal. Parar de se alimentar ou comer mais que o normal, fezes de coloração e consistência diferente do normal, prostração da ave, emagrecimento, são alguns exemplos que podem indicar que a ave precisa urgentemente de uma avaliação veterinária”. As consultas devem ser feitas em clínicas ou pet shops que dispõem de um médico veterinário especializado em aves ou animais silvestres.

Postado por: Deyvid Lopes

Um comentário:

  1. Sou assessora de imprensa da Vansil Laboratório Veterinário e gostaria de enviar releases, sugestões de pauta, informações sobre o mundo pet.
    Favor, se houver interesse enviar um email para josy@lacerdapress.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!!! Favor não esquecer de deixar o email tb, para melhor atendê-los.