sexta-feira, 21 de maio de 2010

Aves (Parte 1)


Pets que cantam e encantam!!!

Seja pelo seu magnífico canto, pelo colorido de suas penas ou até mesmo por serem ótimas imitadoras, as aves podem se tornar excelentes animais de companhia. Existem cerca de 9 mil espécies pelo mundo. Os três grupos mais procurados pelos amantes de aves são: os psitacídeos (Araras, Papagaios, Jandaias, etc.), os passeriformes (os pássaros de canto em geral: Canário-da-terra, Pássaro-preto, Corrupião e outros) e, por último, o grupo dos Ramphastídeos (Tucanos e Araçaris). “Existem também os criadores legalizados de aves ornamentais que abrangem os Mutuns, Jacus, Jacutingas, Inhambus, dentre outros. Essas espécies são mais procuradas por pessoas que possuem um grande viveiro e mantêm a ave solta nessa área. E, por fim, temos uma espécie de ave que é criada legalmente para abate e consumo humano, que é o caso da Ema”.

LEGALIZAÇÃO E AQUISIÇÃO O primeiro cuidado ao se adquirir uma ave é verificar se sua venda é legalizada. O tráfico de animais silvestres no Brasil está em 3º lugar, perdendo somente para o de drogas e armas. Por isso, a legalização surgiu com o intuito de inibir o comércio ilegal. “Uma ave legalizada deve possuir uma anilha (fechada em algumas espécies), ou seja, um anel de metal com informação do criatório de origem, número de registro no Ibama e nascimento. O criatório e/ou loja deve emitir uma nota fiscal com a espécie da ave, criatório de origem e registro no Ibama, nascimento, sexo, identificação (anilha) e valor de venda”. Mas, além destes cuidados “é importante que a pessoas observe como esse animal foi criado e como ele está sendo cuidado, a fim de comprar uma ave saudável e feliz, livre de doenças e traumas”.
Os mais indicados para animais de estimação são as espécies do grupo dos psitacídeos, pois são aves muito dóceis e sociáveis com a frequência do manuseio. “A manutenção de aves de vida livre, além de ser contra a lei, leva a uma ave estressada, que se machuca e fica doente facilmente”. Araras, papagaios, jandaias, periquitos, maracanãs, tuims, agapornis estão entre as 332 espécies de psitacídeos. “Além da beleza das cores, todos têm capacidade de imitar sons e palavras. Há aqueles que são ótimos imitadores, como é o caso dos nossos papagaios brasileiros. Se criados de forma certa, tornam-se ótimas aves de companhia. Para aqueles apaixonados por canto, os passeriformes são os mais indicados. Há até torneios internacionais de canto para os aficionados por seus animais.
É muito importante conhecer o perfil da ave antes de adquiri-la. “Cada ave tem um comportamento e cuidados específico que devem ser avaliados antes de sua compra/aquisição. Por exemplo, algumas aves fazem muito barulho, como periquitos australianos e jandaias. Outros são dóceis e de fácil treino, quando criados desde filhotes (que são aos mais populares ultimamente), como calopsitas, agapornis, papagaios. Alguns são calmos e cantores, mas que não gostam muito de contato próximos com as pessoas, como canários, mandarins, cuiriós”. Mas, antes de definir a espécie, é importante estar ciente que você estará adquirindo uma vida, que precisa de cuidados e, principalmente, de atenção. E aconselhável o futuro proprietário fazer algumas perguntas: a ave é para crianças ou um adulto? A pessoas mora sozinha ou não? Existem crianças na casa? Existem outros animais? Mora em casa ou apartamento? “Esses são alguns exemplos importantes para indicar finalmente as melhores espécies, segundo o perfil do cliente. É um processo trabalhoso, mas que geralmente resulta em boas parcerias, seja entre a ave e o dono, quanto o dono e a loja”.

Postado por: Deyvid Lopes

29 comentários:

  1. ganhei um papagaio e ele é cego, o antigo dono falou que ele ficou cego por causa de uma taturana,gostaria de saber se tem alguama coisa que posso fazer, para ela voltar a enchergar,por favor me ajude. karoline.gouvea@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Aconselho você está levando ao médico veterinário mais próximo pra ele examinar o papagaio pra você e ver o que pode ser feito, pois não tem como eu te informar se ele pode voltar a enchergar ou não sem vê-lo e examiná-lo. Obrigado pela sua participação no Blog. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Sou Brasileiro e moro na Africa do Sul. Ganhei um papagaio (African Grey), gostaria saber qual o procedimento que tenho que fazer para leva-lo para o Brasil(entrada no Brasil), se e que posso? Agradeco pelas informacoes.

    bygeorgealves@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tenho um pássaro preto e ele esta com um caroço em baixo da asa faz alguns anos, no final do ano retrasado, levei ele ao veterinário e ela passou um antibiótico e umas bolinhas brancas para colocar na agua, o caroço não sumiu, mas pelo jeito parou de incomodar ele. De e uns tempos pra cá esse caroço voltou a crescer, hoje 25/06, percebi qe o caroço está muito grande quase estourando e ele fica bicando, parece estar incomodando muito ele.. tadinhoo :/
    Alguma​ breve​ solução?

    gisele.cazita@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Comprei um casal de periquitos australianos e percebi que a fêmea esta com a respiração ofegante e cauda se meche muito no sentido pra cima e pra baixo o que pode ser sera alguma infecção respiratória ? na minha região não tem veterinários especializado em aves sera que alguém pode me ajudar agradeço .
    ronaldosiqueira59@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Estou necessitando bastante de ajuda,pois estou com uma pequena criação de codornas cerca de 2000 pondo só que ultimamente algumas morreram com a cloaca suja de fezes branca e as mesmas apresentavam em forma de diarreia ,gostaria de saber que medicamento administrar ora que obtive o nome de um medicamento "Sulfaquinoxalina"só que algumas pessoas informa que este medicamento não pode ser administrado para aves produtoras de ovos para consumo,tem alguma restrição enquanto a isso?e algumas apresentam fezes moles com água ao redor,administrei organew e terramicina muitas melhoraram cerca de 80 % e outras continuam será se eu der esse medicamento para coccidioese elas melhoram?

    ResponderExcluir
  7. Preciso de ajuda!
    Encontrei uma rolinha. Que está coma asa muito inchada e vermelha. Preciso saber o q fazer para pelo menoa tentar salva- lá . quero a ajuda de um especialista no assunto. Quero fazer o possível para ajuda lá. Afinal de contas eh uma vida. Deve receber o mesmo amor e carinho do que qualquer outro animal. Não eh porque é um simples pássaro, que eh descartável. Todos merecem uma chance!!!!
    Obrigada desde já.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Posso enviar uma foto para ajudar no diagnóstico
    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Posso enviar uma foto para ajudar no diagnóstico
    Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Oi bom Dia, preciso muito de ajuda, meu periquito já tem 11 anos, só que agora ele começou com uma coceira muito forte e está fazendo um monte de feriada debaixo das assas, tá sangrando e mesmo assim ele não para. Já dei banho nele com cotas de vinagre, e nada tá resolvendo. Me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  11. Oi bom Dia, preciso muito de ajuda, meu periquito já tem 11 anos, só que agora ele começou com uma coceira muito forte e está fazendo um monte de feriada debaixo das assas, tá sangrando e mesmo assim ele não para. Já dei banho nele com cotas de vinagre, e nada tá resolvendo. Me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Boa Noite.
    Tenho um canário belga que apareceu com o pé machucado pensei q fosse picada de mosquito, comecei fazer curativo limpando com soro, água boricada, pomada de nebacetim, terra cortril, Bepantol e não tendo melhora estou administrando Azitromicina infantil.
    O pé ficou mirrado não conseguindo ficar em pé passa a maior parte do tempo deitado no fundo da gaiola ou sobre o comedouro.
    O que posso fazer?
    Obrigada
    Rosângela Maia
    e-mail: rosangelasmaia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Olá,me chamo walisson,tenho uma maritaca maracana e ela deve ter 1ano e pouco,quase2, tem 2 semanas q ela está comigo,assim q chegei com ela abri a gaiola,ela fica solta já q está com a asa cortada,no 1 dia ela andava pela casa como se estivesse observando o lugar mas n chegava perto da gente,ela n entra mais na gaiola por nada,p ela comer e beber tive q tirar a comida d dentro da gaiola,no 2 dia minha esposa estava deitada no sofá ela subiu,pós a lingua no dedo do pé dela e ficou do lado da barriga dela,quando o Nenem mexia na barriga ela passava o bico como se estivesse alisando ,aí comecei a tratar da maritaca,dou muito amor a ela,converso com ela,agora onde vou ela ta atrás,se estou no sofá assistindo TV ela soube e fica do meu lado atrás d minha cabeça,quando vou dormi,ela vai tbm,coloco a gaiola no quarto ela sobe e dorme,ela anda só por fora da gaiola,mas o problema e q agora se minha esposa senta perto d mim ela vai pra cima d minha esposa,e vai p valer,se vou beber algo ela fica querendo bicar o copo ou minha mão,ela n aceita ninguém perto de mim,quando estou sentado ela vem sobe no meu ombro anda de um p o outro,um dia estava agachado ela subiu na minha bluza até o ombro,se sento na mesa ela vem,as vezes fica do meu marinho quase debaixo das minhas axilas,mas se eu for com a mão p ela subir no dedo,ela bica,e bica mesmo,cafuné nem pensar,se encostar nela ela grita ou sai pulando fugindo,ela n pode ver mão q ela n aceita,pq? Ela fica nessa mancidao toda mas n pode nem berar a mão perto dela,um dia estava assistindo TV,e ela do meu lado,assistir pois ela começou a dar uns gritos,olhei p trás ela tava d costa p mim,com a cabeca um pouco baixa,os olhos vermelho (pupilas dilatadas),as penas arrupiadas,e sai d perto dela,fiquei com medo kkkk,as vezes ela ta bem,tranqüila e do nda fica quieta,começa tipo rosnar,arrupiar as penas,olhar p gente d lado,as pupilas dilatar,fica estranha,parece até bipolar kkk,gostaria q me a ajudasse,pois minha esposa ganha Nenem daki uns 3meses,e estamos com medo se eu tiver com o Nenem no colo e ela kerer bicar ele ,e essa mansidão toda dela mas ela n deixa por a mão nela,se tiver email ou zap,posso mandar vídeo do comportamento dela,esses dias minha esposa estava almoçando ela veio e subiu p comer arroz,assim q a cocota acabou de comer ela subiu nos seios da minha esposa e ficou olhando p ela,do nda ela foi com tudo p bicar,se minha esposa n tivesse empurrado ela,teria tomado uma bicada no olho,as vezes ela fica se coçando e dando uns gritos até enfezar,já cheguei a pensar a ela podia estar com algo q provoca-se a coceira,mas se tiver como vou dar algum remedio, pois ela n deixa encostar nela.as vezes ela fica batendo o bico no poleiro e fazendo um barulho assim(clak clak clak....)e passando o bico na mesa como se estivesse desenhado um PARENTESES, me ajude por favor pois já tem mais d um mês q estou com ela,e ela já tinha amansado muito mas agora ela ficou agressiva d novo,e eu dou muito carinho a ela,já até cheguei a pensar em deixar a asa dela crescer e deixar ela ir embora,mas amo ela muito,não sei mais o q fazer,obrigado.meu email é walissondvries30@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Também tenho uma maritaca da mesma idade. A veterinaria vem na minha casa cuidar dela.
      Todos na minha casa gostam muito dela e construimos um viveiro com arvore dentro. Mas ela sempre está dentro de casa brincando conosco.
      Em relação à coceira, é normal, porém, se vocês perceberem que ela está com piolho aí tem que comprar um spry para as penas.
      Não conseguimos ver o piolho, mas se a maritaca estiver no seu braço, logo você sentirá alguma coisa andando e coçando. Pode ter certeza que é o tal piolho. Depois que não tiver mais piolho ela continuará se coçando pois é natural dos passáros.
      Quanto essa tal " bipolaridade", também é normal. Os pissitacídeos são assim mesmo. Eles costumam escolher uma pessoa da família pra " gostar mais" e então sentem ciúmes dessa pessoa. Mas eles podem escolher outra pessoa depois.
      Com a chegada do bebê provavelmente ela ficará com muitos ciúmes. Todos tem que tomar cuidado para ela não machucar o bebê. Nunca poderá deixar os dois sozinhos.
      Mas vocês precisam continuar dando muito carinho à maritaca pois do contrário ela vai se sentir sozinha e com isso vai ficar mais agressiva.
      Lembre que ela faz parte da família.
      Quanto a alimentação, sempre dar frutas(banana,maçã,pera,...) elas gostam muito de goiaba e acerola.
      Tem uma ração que a veterinária indicou: nutrópica papagaio, é muito boa, tem várias vitaminas presentes.
      E semente de girassol de vez em quando. Elas gostam muito mas, é muito gordurosa então tem que dá pouca quantidade da semente e priorizar as frutas. Não deêm outros alimentos(leite, café, pão,...) sem a permissão de um veterinário, pois, há tipos de alimentos que podem fazer mal ao seu bichinho e até mesmo matar.
      E esses animais são muito sensíveis a cheiros fortes. Não os deixe perto de fumaça, produtos de limpeza, perfumes... eles podem se intoxicar e morrer.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  16. Olá boa tarde, eu tenho um azulao que à mais ou menos uns três anos que não nasce pena nele já dei vita gold troquei a ração e nada de pena o que eu posso fazer para ajudalo, por favor nos ajudem meu zap é 11 949702464 ou www.gui.enzo.wa@g-mail.com desde já eu agradeço.

    ResponderExcluir
  17. Olá boa tarde, eu tenho um azulao que à mais ou menos uns três anos que não nasce pena nele já dei vita gold troquei a ração e nada de pena o que eu posso fazer para ajudalo, por favor nos ajudem meu zap é 11 949702464 ou www.gui.enzo.wa@g-mail.com desde já eu agradeço.

    ResponderExcluir
  18. Olá boa tarde, eu tenho um azulao que à mais ou menos uns três anos que não nasce pena nele já dei vita gold troquei a ração e nada de pena o que eu posso fazer para ajudalo, por favor nos ajudem meu zap é 11 949702464 ou www.gui.enzo.wa@g-mail.com desde já eu agradeço.

    ResponderExcluir
  19. Olá Boa Tarde meu nome é simone, tenho uma periquita fêmea, ela esta com o peito inchado, faltando penas e só fica na casinha dentro da gaiola, pode ser piolhos, oque devo fazer?
    As fezes estão veres e moles
    simone-0605@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Olá sou de Sobral-Ce crio um casal de Burguesas e pesquisei na internet a procriação delas e encontrei que os ovos só eclodem com 13 a 14 dias as minhas só nascem com 16 dias o que esta acontecendo.

    ResponderExcluir
  21. Criei uma rolinha desde filhote, quando tentei solta-la ela não voou bem e bateu na parede e caiu, ela machucou a pata, só fica no fundo da gaiola agora, ela ainda anda e coloca a pata machucada no chão, mas anda mancando bastante e não sobe no puleiro, não parece estar quebrada devido os movimentos que ela ainda faz, gostaria de saber se tem algo que posso fazer para faze-la voltar ao normal, foi hoje esse acidente 23/01, desde já obrigado

    ResponderExcluir
  22. Criei uma rolinha desde filhote, quando tentei solta-la ela não voou bem e bateu na parede e caiu, ela machucou a pata, só fica no fundo da gaiola agora, ela ainda anda e coloca a pata machucada no chão, mas anda mancando bastante e não sobe no puleiro, não parece estar quebrada devido os movimentos que ela ainda faz, gostaria de saber se tem algo que posso fazer para faze-la voltar ao normal, foi hoje esse acidente 23/01, desde já obrigado

    ResponderExcluir
  23. Oi
    eu tô precisando de orientação pq meu papagaio hj 01/02/16 ficou rouco e antes de ficar rouco eu ouvi ele fazer um barulho estranho tipo quando um cachorro rosna mas o som era diferente... isso hj pela manhã, não fui verificar o que era pq ele sempre faz barulhos malucos, e depois ele ficou quieto e só agora à noite eu percebi que quando ele inspira o ar ele faz um barulho como se tivesse roncando baixinho e aparenta esforço pra respirar
    Por favor eu estou te fazendo um apelo pq esse papagaio é como um membro da família, todos nós o amamos muitíssimo
    Por favor me ajuda não sei como proceder!!!????
    Desde já obrigado

    ResponderExcluir
  24. ilidia maria alves27 de março de 2016 18:37

    Por favor me ajude meu Agapornes ta se coçando muito nas costas já levei ao veteri mais não resolveu tem algo q posso faze? Me ajude o amo muito!

    ResponderExcluir
  25. Encontramos um Bb caturrita e não sabemos qto tempo tem. Quero saber se após cuidar e esperar crescer e criar penas, podemos solta-lo na natureza? Ele será aceito??

    ResponderExcluir
  26. Boa noite tenho um pomba rola burguesa ou portuguesa como tambem é chamada ja alguns anos não sei precizar a idade pois já a recebi adulta e ela se deu bem com os outros que tenho.mas E notei que hj ela fazia muita força E com fezes entopindo sua cloaca. Oque seria isso? ja cortei o painço. E adminitrei labcom em sua água. Sei que ela ñ se alimentou. E se comeu eu ñ vi vejo ela fazendo sons estranhos como sinall de muita força e ao redor da cloaca inchado e bem vermelho. Já pus em água morna lavei e pus pomada e ate consegui tirar um enorme quantidade de fezes ressecada. Mas ela ainda continua a se esforçar muito. Oque fazer. Alguém que possa me dar uma luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem puder me auxiliar com a pombinha burguesa serei muito grato DEUS os ABENÇOE.. e-mail. Wellbody2012@hotmail.com

      Excluir

Deixe seu comentário aqui!!! Favor não esquecer de deixar o email tb, para melhor atendê-los.