quinta-feira, 27 de maio de 2010

Aquário (Parte 2)

ÁGUA DOCE X SALGADA Sem dúvida alguma, os peixes de água salgada chamam mais atenção por suas colorações vivas e alegres. Além disso, é possível incluir no habitat corais com formas e cores peculiares. “O aquário marinho parece mais difícil, mas uma vez estabilizado, com a iluminação e filtros corretos, ração e troca de água, ele próprio se autoajuda sustentando-se sozinho. Já o aquário de água doce precisa de cuidados sempre, devidos às oscilações que sofrem, independente dos cuidados prestados”, esclarece Eduardo Held da Silva. O aquário de água marinha também necessita de um equipamento chamado Skimmer, que remove as substâncias protéicas presentes em excesso na água. “O aquário salgado também deve ter uma temperatura de água mais baixa do que o aquário de água doce e necessita de um melhor controle de parâmetros químicos da água”, alerta Eduardo Reinert Barros. Para quem dispõe de pouquíssimo tempo pra se dedicar, ele recomenda o peixe de água doce Betta. “É um peixe bonito, resistente e, por ser territorialista, vive bem sozinho e em ambientes pequenos. Mesmo se estivessem em um lago enorme permaneceriam apenas em um pequeno território. Gostam de água calma e conseguem aproveitar o oxigênio do ar, portanto, não necessitam de bombas de circulação de água e oxigenação”.

MANUTENÇÃO A manutenção correta do aquário, de água doce ou marinha, é essencial para a sobrevivência e bem-estar dos peixes. “O aquário NUNCA deve ser lavado e desmontado como algumas pessoas costumam fazer. Isso destrói toda a microbiologia responsável pela filtragem da água. Apenas deve ser feita uma troca parcial de água que, dependendo do aquário e dos peixes, pode ser diária ou mensal. A água deve ser aspirada do fundo do aquário, o que ajuda a remover o excesso de sujeira”, recomenda Eduardo Reinert Barros. Se o nível de sujeira estiver acima do normal, ele também aconselha a realizar uma limpeza dos vidros e equipamentos e trocar os componentes do filtro, que retém a sujeira visível da água.
Para os aquários marinhos, a conservação é um pouco mais complexa e inclui a instalação de um skimmer, a reposição de nutrientes para aquários de coral e a manutenção da água em pouco mais fria que os de água doce.

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Além da higiene correta do habitat, os peixes necessitam de uma alimentação balanceada para se manterem saudáveis. A grande maioria das espécies precisa ser alimentada uma ou duas vezes ao dia. “Os peixes de água doce se alimentam de ração em flocos ou granulada. Os de água salgada se alimentam de rações específicas para diferentes espécies, além de alimentos vivos e até de peixinhos menores”, orienta Eduardo Held da Silva. Se o peixe parar de se alimentar, ficar apático, nadar para superfície em busca de oxigênio ou para o fundo por fraqueza, é hora de procurar ajuda de um especialista, afirma Eduardo Reinert Barros. Outros fatores que sinalizam que o peixe está doente, segundo Eduardo Held da Silva, são escamas ouriçadas e sem brilho, pontos brancos no corpo (uma espécie de algodão grudado), nadadeiras desfiadas, respiração e, dependendo da doença, o peixe se coça raspando-se nas pedras.

Postado por: Deyvid Lopes

3 comentários:

  1. eu to pensando em criar um aquario de agua salgada

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber se tem como viver um cavalo marinho de agua salgada em agua doce, ele consegueria se adaptar ou moreria.....

    ResponderExcluir
  3. Lendo a postagem pareceu-me que o aquário marinho demanda, sim, mais cuidados do que o de água doce, ao contrário do que está escrito logo de início (skimmer, parâmetros, temperatura mais baixa, rações diversas, etc, etc). Se você monitora e mantém os parâmetros do aquário de água doce (como deve fazer com o de água salgada), ele não sofre oscilações. Tenho um aquário de água doce, com plantas naturais, pouco populoso e não tenho trabalho. A manutenção se resume a alimentar os peixes, fazer trocas parciais de água e podar as plantas. O tenho montado há 4 anos e os peixes tem vivido mais que a literatura aponta (a maioria está comigo desde a montagem do aquário).
    É meu sonho ter um aquário de água salgada, mas pensando no custo e no trabalho que vou ter, vou deixar para viver esse sonho quando estiver "com a vida feita" hehe

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!!! Favor não esquecer de deixar o email tb, para melhor atendê-los.