quarta-feira, 21 de abril de 2010

Doenças causadas por pragas como carrapato e pulga

Que Coceira!!!


Há algo mais desagradável que ver seu cachorrinho se coçando por causa das pulgas e carrapatos? E pior de tudo é o trabalho que dá para acabar com uma infestação dessas pragas. Esses parasitas são os mais comuns nos animais domésticos e, além de causar muito incômodo e desconforto a seu pet, eles provocam doenças que na maioria dos casos são fatais. As mais comuns são a babesiose, a erliquiose e a febre maculosa que é rara, mas também é transmissível aos seres humanos, como a erliquiose também pode ser.
Existem várias marcas e fabricantes de remédios contra pulgas e carrapatos que você encontra em qualquer loja de produtos veterinários. Porém, o ínicio de todo o tratamento é a higiene. Para exterminar todos os parasitas é importante que, além de tratar o animal, você faça também a limpeza regular em toda a região onde ele vive, inclusive dentro de casa.
Em casos mais extremos é necessária a aplicação de produtos específicos para eliminação de pulgas ou carrapatos, mas nesses casos é importante avisar que esse passo só pode ser dado após a consulta ao veterinário. Pela lei, todos os produtos inseticidas só podem ser vendidos com receita médica, e nessa lista estão inclusos os xampus e cremes para filhotes.



  • A Babesiose é uma doença causada por protozoários e afeta diretamente as hemácias dos cães. Ela age de forma silenciosa, pois, os carrapatos ao picarem o cachorro depositam nele os protozoários que migram pela corrente sangüínea indo direto para as células vermelhas do sangue.

  • Já a Erliquiose é uma doença infecciosa e é causada pela bactéria Ehrlichia canis. Ela age na produção das células vermelhas do sangue diminuindo o número de hemácias forçando a medula óssea a trabalhar mais para compensar a perda das células danificadas pela bactéria.


SINTOMAS DAS DOENÇAS: sintomas como palidez e mucosas amareladas, anemia, fraqueza e apatia, febre, urina com indício de hemorragia, falta de apetite, aumento do fígado do cão.


TRATAMENTO: o animal que tem ou teve contato recente com carrapatos, por precaução deve ser acompanhado por um veterinário que fará exames, como o esfregaço sangüíneo para detectar a presença das doenças. Se tratado, o animal não corre riscos de morte. E o tratamento deve ser estendido também à região onde vive o cão, como quintal, jardim e canil.
Além desses cuidados, somente o veterinário pode orientar o paciente quanto ao uso de remédios eficazes para extermínio dessas pragas, pois varia de acordo com as características do animal, como idade, peso e tamanho, além do histórico de cada animal quanto às reações alérgicas. Porém, normalmente, o antibiótico doxiciclina é considerado o principal medicamento no tratamento em todas as fases da erliquiose.


Postado por: Deyvid Lopes

11 comentários:

  1. Oi , tenho uma cadela pitbull e ela estar com uma inflamaçao na pele que nao sara de jeito nenhum,ja tratei com varios remedios anti-flamatorio mas nao tem jeito, a pele fica cheio de cravos pretos e depois inflama e fica um buraco que nao para de sangra, fica sempre inflamado , e algumas vezes deforma a pela e ate aparecem bichos dentro da pele, e a infecçao deixa a pata inchada e dura o locao..
    gostario se vcs podessem me ajuda porque nao pretendo perde minha cadela para essa doença..

    ResponderExcluir
  2. suely sousa do nascimento12 de fevereiro de 2011 12:41

    eu tenho um poodle de 7anos,ele está c erliquiose,a veterinaria esta fazendo tratamento,so q atraves de cardiograma e varios outros exames ele esta c problemas no miocardio e esta com problemas no rins,estou deseperada pq a vet.falou q é grave.n come
    nada e as fezes dele esta muito preta c sangue e vomitos.oq faço agora me ajude.eu acho q embora internado como ele esta fazendo o tratamento eu tenho medo de ele n resistir.

    ResponderExcluir
  3. Por favor a uns dias perdi minha cadelinha apos 2 dias que deu a luz a 4 filhotes .Ela demorou para dar cria começou as 14h e terminou as 2.30 da madrugada,foram todos partos dificeis tive que ajudala. Mas no momento não tinha dinheiro para levala ao veterinario com 2 dias ela começou a bater e girar a cabeça e saiu uma coisa tipo placenta dela mas dura e depois parecia que estava tendo contraçaõ ainda ai com muito custo achei um veterinario que me atendeu paguei uma parte e depois dei o retstante,ele deu umas 6 injeções nela ai voltei atarde com ela ele falou que ela estava reagindo quando foi no outro dia ela morreu do meu lado sem conceguir nem levantar a cabeça e ficou dura rapido ai fiquei com os filhotes e estou cuidando deles são 4 shtisu mas estou numa faze dificil sem emprego com 2 filhas sendo uma expecial e pago aluguel.Não sei o que fazer com vermifugo qual dar e quando e vacina e qual foi o motivo da mãe morrer porque ela passou bem a gestação e derrepente acontece isso foi nas vespera de natal foi terrivél perdela e não queria perder meus filhotes vc poderia me orientar com os vermifugo e vacina e qual foi a causa dela morrer porque o vetrinario não me falou e tenho medo de levar la denovo.Por favor me ajude ,muito obrigada por inguanto...meu imal é elenn072009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. urgente,preciso da ajuda de vcs. tenho uma cadela pitbull de 2 anos sempre foi muito forte,ha 2 meses começou a sentir a pata traseira pensei que tivesse se machucado em suas bricadeiras com a outra cadela que tenho. so que a pata começou a ficar vermelha e inchada ,ela tomou antiflamatorio e melhorou,agora voltou tudo novamente.o veterinario que a consultou não me disse nada certo.por favor ela esta muito magra mais seus olhinhos é de uma cadela que vai viver muito tempo ainda.ela corre mesmo com a pata desta forma vem ao meu encontro late.mais a pata esta muito inchada.

    ResponderExcluir
  5. urgente,preciso da ajuda de vcs. tenho uma cadela pitbull de 2 anos sempre foi muito forte,ha 2 meses começou a sentir a pata traseira pensei que tivesse se machucado em suas bricadeiras com a outra cadela que tenho. so que a pata começou a ficar vermelha e inchada ,ela tomou antiflamatorio e melhorou,agora voltou tudo novamente.o veterinario que a consultou não me disse nada certo.por favor ela esta muito magra mais seus olhinhos é de uma cadela que vai viver muito tempo ainda.ela corre mesmo com a pata desta forma vem ao meu encontro late.mais a pata esta muito inchada.
    m.angelapatarraz@bol.com.br

    ResponderExcluir
  6. adailton Jose alves6 de abril de 2013 08:10

    estou com problemas de infestção de pulgas no meu sistema argentino de criação de bezerras.como resouver este problema ? como tratar as bezerras doentes?



    ResponderExcluir
  7. PELO AMOR, Q COMENTÁRIOS INFELIZES ESSES ACIMA, TO CHOCADA!!!!
    VCS TEM Q TER A RESPONSABILIDADE EM LEVAR O ANIMAL NUMA CLINICA VETERINÁRIA, SE NAO TEM CONDIÇÕES DE PAGAR, MESMO Q PARCELADO ENTAO NAO TENHA ANIMAIS, NAO EXISTE CONSULTA ON LINE BANDO DE IRRESPONSÁVEIS!!!!!!
    TENHO NOJO DE GENTE Q LEVA EM CASA DE RAÇÃO, Q MEDICA EM CASA SÓ POR "ACHAR' QUE AQUILO IRÁ CURAR SENDO QUE PODE MATAR O ANIMAL
    NEGAR SOCORRO VETERINÁRIO SE ENQUADRA EM MAUS TRATOS E MAUS TRATOS É CONSIDERADO CRIME PREVISTO EM LEI FEDERAL, ART 32 DA LEI 9605 !
    VCS ACHAM Q UM MÉDICO VETERINÁRIO FAZ 5 A 8 ANOS DE FACULDADE A TOA? QUE UMA CONSULTA NA INTERNET VALE MAIS QUE ISSO?
    OLHA, VCS SÃO UM BANDO DE #@$%¨&*$#@@ !!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você que é ridículo, pois ter amor aos animais e não ter condições de leva-lo ao veterinário, está longe de ser maus tratos. Esse é um blog que orienta as pessoas que talvez não possuam condições de levar seus animais a clinicas de valores absurdos, mas se preocupam com a saúde e bem estar de seus bicho.
      Jamais desmerecendo o profissional Médico Veterinário, nem todo mundo é rico para ficar levando seus animais sempre a cllinicas e nem por isso podem ser condenados por um idiota que se acha conhecedor do carater humano e da preocupação das pessoa com seus animas.

      Excluir
    2. E outra coisa, se você é tão importante , porque está consulta do um blog de medicina veterinária , ao invés que ir direto ao profissional como você recomenda

      Excluir
    3. no minimo vc e um desse veterinarios q adoram sugar os cliente e no fundo nao sabem nada

      Excluir
  8. E pra acaba....se as pessoas nao quiserem cuidar do animal...ninguém ia pedir ajuda aki na internet....ignorantes

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!!! Favor não esquecer de deixar o email tb, para melhor atendê-los.