sexta-feira, 23 de abril de 2010

Com que idade o animal pode e deve tomar banho?


É comum ouvir que devemos respeitar o prazo de pelo menos três meses de vida do cachorrinho para iniciar os banhos no animal, porém, se os devidos cuidados forem tomados, o hábito do banho desde cedo não fará mal. O ideal é prevenir o choque térmico, ou seja, a mudança brusca de temperatura da água quente para o ambiente frio. Quando a idade for pouca, use uma toalha umedecida em água morna e passe em todo o corpo do filhote, limpando patas, orelhas e genitais. Após a higienização, seque-o com uma outra toalha seca e limpa. Não use sabonete nem xampu, caso queira dissolva uma colher (de sopa) de álcool em dez litros de água morna e faça a aplicação descrita acima.
A quantidade de banhos tem grande relação com os costumes do animal e com a temperatura e as condições do ambiente em que vive. Caso o animal permaneça em locais onde se suje muito, ou se a sua convivência dentro de casa com os donos for freqüente, o número de banhos deve ser maior. Caso contrário, respeite o prazo médio de trinta dias entre um banho e outro. Não use cosméticos, como perfumes e talcos no seu cachorro, pois ele poderá desenvolver alergia. Dê preferência aos produtos desenvolvidos exclusivamente para eles e consulte seu veterinário.


Recomendações:

  • Utilize um xampu ou sabonete próprio para tratamento do pêlo canino, que pode ser encontrado em lojas especializadas, e água morna.
  • Escolha um local onde o animal não pegue correntes de ar frio durante o banho.
  • Tampe os ouvidos com um pouco de algodão para evitar a entrada de água.
  • Seque bem o cachorrinho com uma toalha própria ou um secador de cabelos.
  • Mantenha a distância de trinta centímetros do pêlo do animal.
  • Escove o pêlo do seu cachorro.
  • Limpe as orelhas com algodão e cotonete, com muito cuidado, para não ferir o ouvindo supersensível do cachorro.
  • Nunca deixe exposto ao frio após o banho.
  • Se o cachorrinho não for muito chegado a banhos, não brigue com ele, tornando mais desagradável uma atividade que ele não gosta.
  • Brinque com ele durante o banho e o incentive a curtir a água e o momento da limpeza.

Postado por: Deyvid Lopes

Um comentário:

  1. Comprei um labrador a poucos dias. Ele tem dois meses. Gostaria de receber dicas de como cuidar do animal corretamente em todos os aspectos.
    Micheline Silva michelinessantos@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!!! Favor não esquecer de deixar o email tb, para melhor atendê-los.