sábado, 17 de abril de 2010

Cadelas no cio (dicas sobre o assunto)




Para aqueles que tem cadela em casa e tem dúvidas a respeito do cio da cadela, está ai algumas dicas para você ficar por dentro deste assunto.

Cuidados com as mamães
O ciclo sexual de uma cadela é dividido em quatro etapas: proestro, estro, metaestro e anestro. O proestro dura de sete a dez dias e é durante essa face que aparecem os corrimentos sanguíneos. Porém, a fêmea recusa o cortejo do macho, ficando às vezes até agressiva. O estro dura em média de cinco a quinze dias e é ideal para o acasalamento. O metaestro dura cerca de 110 a 140 dias, e corresponde ao período de gestação e lactação das mamães. Mesmo que não ocorra o acasalamento, pode ocorrer a pseudo-gestação ou gravidez psicológica, período que a cadela deve receber acompanhamento veterinário. O quarto período é o anestro, que corresponde ao tempo em que a cadela não acasala e tem merecido descanso sexual.

Ela vai ser mamãe
A fêmea só deve ser acasalada após o terceiro cio. Nesta idade ela já estará amadurecida o suficiente para ter seus filhotes, seu desenvolvimento físico já terá se completado e a gestação não lhe trará problemas de saúde. É importante que ela seja examinada pelo veterinário antes do cruzamento para checar as condições de saúde, vermifugação e vacinação. Criadores recomendam que o primeiro cruzamento da cadela ocorra com um macho maduro e experiente e, se possível, com um macho de tamanho equivalente ou menor que a fêmea, de forma a evitar traumas e problemas na hora do parto.
A gestação dura em média dois meses, podendo o parto ocorrer alguns dias antes ou depois deste período, de forma que o proprietário deve se atentar os sinais que a cadela dá quando chega a hora de dar a luz. Normalmente esses sinais começam em média quarenta e oito horas e a fêmea começa a construir um ninho e ficar inquieta.
Após o início das contrações leva-se em média de duas a quatro horas até que nasça o primeiro filhotinho. Se você notar que esse tempo ultrapassa o normal, e sua cadela demonstrar muito desconforto, chame o veterinário para auxiliar no parto. O intervalo entre os nascimentos varia entre quinze minutos e uma hora.
Para ter certeza do número de filhotes é importante que seja feito um exame pré-natal no veterinário. Após todos os nascimentos limpe o local onde a cadela deu a luz e a encaminhe para um local limpo, confortável, seguro e distante de outros animais para evitar o estresse da mãe. Dê a ela uma alimentação balanceada e bastante líquido, proporcionando conforto e bem-estar, ajudando-a nos cuidados com sua ninhada.


Postado por: Deyvid Lopes

126 comentários:

  1. linda essa cadela com seus filhotinhos.Parabéns pelo seu trabalho... lindo,que Papai do Céu sempre te ilumine te dando esse dom que vc tanto ama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como acabar com pulgas e carrapatos, como ensinar truques, tudo sobre cão, cachorro ideal pra crianças e muito mais


      http://missaopet.blogspot.com.br/





      Excluir
  2. Oi, me chamo Rebeca tenho onze anos e crio uma cadela de raça samoieda, gostaria de saber com quantos meses em mèdia ocorre o primeiro cio das cadelas dessa raça.
    rebecavlcs@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como acabar com pulgas e carrapatos, como ensinar truques, tudo sobre cão, cachorro ideal pra crianças e muito mais 

      http://missaopet.blogspot.com.br/




      Excluir
    2. OI EU TENHO UMA PAG, QUE TA COM 9 MESES E COM 7 MENSTRUO E AGORA TA TENDO UM NOVO SANGRAMENTO, ISSO É NORMAL?

      Excluir
    3. Minha cadela esta no cio ela esta passando muito mal tem algum medicamento que posso dar a ela ?

      Excluir
  3. Olha o primeiro cio da cadela ocorre geralmente por volta dos 6º ao 8º mês de vida. Podendo variar de uma cadela para outra, não sei te dizer o certo dessa raça não. Obrigado pela sua participação no Blog. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi! tenho uma cachorra rottweiler, que cruzou mesmo sem esta no cio, tem como ela ficar prenha?

      Excluir
    2. nao mais ela pode apresentar medo sangramento vai ficar sozinha triste e etc

      Excluir
  4. clecisilv@hotmail.com19 de maio de 2011 01:33

    gostaria de saber se existe algum remedio seguro para a cadela nao entrar no cio?seguro quero dizer que nao va causar problemas futuros outras doenças etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe!!

      Castração!!


      Esse negócio de vacinas para a cadela não entrar no cio, futuramente pode resultar em um tumor!

      Então o melhor remédio é a castração, além de evitar diversas doenças, evita crias indesejaveis que depois pode se resultar em mais cachorros abandonados!!

      Excluir
    2. SEGURO PARA O ANIMAL SO A CASTRAÇAO.

      Excluir
  5. Boa Tarde!
    O veterinário de minha cadela me disse,que se eu cruzá-la no final do cio lá pelo 13º dia a probabilidade de nascerem fêmeas é maior,isso é verdade?achei um tanto estranho.E outra dúvida,a partir do momento em que os óvulos são liberados pelo ovário da cadela,quantos dias eles permanecem "vivos"(não sei se é o termo correto) caso não haja fecundação, antes de serem eliminados?
    Desde já agradeço.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma gata e ela pegou cria + ou - 1 mês. Se eu der uma vacina nela agora para ela não criar o que acontece? Ela corre risco de vida? Por favor, respondam minha pergunta. Meu email é valkiria.vargem@hotmail.com. Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. minha cadela entrou no periodo do ciu percebemos pq a parte genital dela estaava inchada e no dia seguinto aplicamos a injeção para evitar cria.. mas no outro dia ela tava acasalada com meu cachorrinho.. e agora 1 mes depois to notando q ela ta com a barriga bem maior q o normal e ela anda um pouco desconfiada e os peitos dela esta enchados ela pode estar gravida?? e se tiver ela ou os cachorrinhos podem morrer por causa da injeção q foi inserida ?? o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo amor de Deus !! injeção pra cadela !!! QUALQUER um sabe que faz mal né !!! sta ignorancia !!!

      Excluir
    2. PEDIR A DEUS PERDAO.E RESAR PARA SER UMA GRAVIDES PSICOLOGICA

      Excluir
  8. olá Dr. Gilberto!..me chamo Priscila e tenho uma cadela de porte grande, a Môa(cruza de são bernardo com pastor-alemão); e que esta no cio hj faz 20dd, o seu sangramento deu uma diminuída porém hj voltou a sangrar bastante....essa semana ela comeu mto mal..aparenta estar bem, mas estamos preocupados..ela fará 5 anos em 21 novembro deste ano 2012..está com vacinas em dia..todos os cios foram normais, e ela nunca pegou cria... pode acontecer do cio demorar para acabar?

    ResponderExcluir
  9. Minha cachorra entrou no primeiro cio . 5 dias depois de ter começado o sangramento, o cachorro do meu irmão (que é da mesma raça) montou nela e ficaram grudados. Tem a possibilidade dela estar grávida? Estou preocupada, pois é o primeiro cio dela. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha claro que ela esta prenha se eles ficaram grudados ele concerteza engravidou ela mais assim ficarem grudados uma vez so ela pode ter 1 a 2 filhotes espero ter ajudado......

      Excluir
    2. alexbarbosaleco@hotmail.com22 de dezembro de 2013 16:29

      oi.ja passou o periodo do cio da minha cadela e ja damos a vasina pra ela .deu tudo certo ela nao esta gravida . mais nois damos a vasina em setembro de 2013 e agr quando devo dar novamente? (raça: E fox mistura da com vira lata)

      Excluir
  10. ola gostaria de saber por que meu cachorro pinscher nao quer saber mais de mim depois que a cadela entrou no cio ele esta muito estranho pois antes era muito carinho e hje eu chamo e ele nem vem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. n'ao chame mais de um desprezo a ele..kkkkk

      Excluir
  11. olha minha cadela e pequena uma bacezinha entrou no cio pela 1 vez e ela cruzou com meu cachorro poodle de 8 meses eles ficaram grudados ela corre algum risco de vida me responda gente por favor to com medo pois adoro ela

    ResponderExcluir
  12. gostaria de saber s e qndo a cadela entra no cio elas ficam sem comer e tanbem ficam fracas???

    ResponderExcluir
  13. tenho uma cadela que nao e de raca mas a pouco tempo ela anda com tremeduras no corpo e tanbem sagra muito sei que esta no cio nunca vi ela asim ja faz um tempo que nao come so fica deitada sangra muito fui pergunta a um veterinario ele me disse que ela poderia estar no cio mas ja faz tres dias que nao melhora nada so fica deitada que sera que faco gostaria de saber qual e o estado de uma cadela qndo fica no cio

    ResponderExcluir
  14. minha cadela esta no cio mas sangra muito sera que isso e normal??nao quer comer e so fica deitada sera que isso e normal meu imail e niveamariagomes48@hotmail.com fico grata com ajuda

    ResponderExcluir
  15. olá, minha cadela poodle tem 1 ano e 5 meses e há alguns dias ela entrou no segundo cio. O sangramento já diminuiu um pouco mas a vulva ainda está bastante inchada. Tenho percebido ela mais quieta e comendo pouco e também acho que ela está um pouco mais quente. Isso é normal? Ah, alguns dias antes do cio ela tomou vacina pra raiva e gripe.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde!

    Tenho uma cadela da raça Pastor Alemão que tem 14 anos de idade e entrou no cio. Qual o risco dela engravidar, caso o meu cão "vira-lata" a cubra? O animal não entra na menopausa como o ser humano? O meu cão não quer se alimentar, pois não os deixmos juntos, isto é normal?
    Aguardo vosso retorno.
    Gorete Leite - gaucho1995@globo.com

    ResponderExcluir
  17. OI MINHA CADELA COMESOL A ENTRA NO SIO, MAIS NAO QUERIA DECHA O MACHO FACA COM ELA, MAIS NOIS TENTO ATE QUE DEU, SERTO TEM AUGUMA CHANSE DALA INGRADIDA? ME RESPONDA POR FAVOR, ARASA DELA E PIT BULL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não consegui ler sua pergunta, no meu PC não tem legenda embaixo... nunca vi tanto erro de português em tantas poucas linhas, isso chega a DOER. É uma pena que o ensino no nosso Brasil está tão desvalorizado, caso contrário não existiria pessoas semi-analfabetas.

      Excluir
    2. O anonimo vc não entendeu porque vc é burro,isso aqui não é aula de linguas(tem erros sim,mas dá pra entender o objetivo do texto)e essa pessoa não usou o recurso que o google oferece pra corrigir texto e vc com certeza usa.

      Excluir
    3. "tantas poucas linhas" kkkkkk

      Excluir
  18. Olá, minha cadela está no cio e anda tendo uma coceira incontrolavel nas partes "intimas" e eu não sei o que fazer... Por favor, me respondam.

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma cadela Border Collie, tem 1 ano e meio e ja teve o segundo cio, só que não aceita o cão e andou ao macho cerca de 3 dias nos restantes os machos não lhe ligavam gostaria de saber quanto tempo vai demorar a andar com o cio novamente e se há alguma possibilidade de o criador a quem comprei a cadela ter dado alguma coisa para ela não poder criar se existe algo pois eu tenho a cadela desde os 2 meses será que mesmo com 2 meses lhe deram algo.Obrigado

    ResponderExcluir
  20. Boa noite. Tenho uma bernese que vai completar 2 anos em abril e está no terceiro cio agora. os sintomas do cio apareceram no dia 3/02, porém estamos no dia 21 e o sangramento não cessou desde o primeiro dia. minha pergunta é: Tenho que esperar o sangramento parar para que a leve para cruzar? Muito obrigado, Vitor Nonno.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite.
    Tenho uma cadela da raça Fila Brasileiro, ela tem 3 anos e nunca cruzou, até q tentei pôr com um macho uma vez, porém ela ñ emprenhou. No final deste cio, após cerca de +/- 30 dias ela contraiu a hemometria(acho q este é o nome), ela foi tratada com injeções de Agemoxi em dias alternados (5ml) e Hepatofarm (2cps 12/12), o tratamento durou 65 dias. Agora 15 dias após este novo cio ela apresentou um pouco de secreção de pus dentro da vagina, sem escorrer, como foi no caso anterior. Só identifiquei pq diariamente eu a estava monitorando. Voltei a lhe dar a mesma medicação anterior. A doença pode ter voltado em forma de piometria ou como ñ tem fluxo intenso, somente pouco (coloração um pouco esverdeada) no interior da vagina pode ser algum outro tipo de infecção mais simples e com tratamento mais curto? Por favor, me deem uma ajuda, minha atual condição financeira ñ irá suportar mais estes gastos. Será q a única salvação dela será cirúrgica. Aqui na minha cidade ñ tem Hospital Veterinário onde eu possa conseguir ajuda. A Maria Eduarda é um membro da minha família e estamos todos sofrendo com esta situação.
    Agradeço antecipadamente.
    Ivan Velloso.

    ResponderExcluir
  22. Ola minha cadela entrou no cio de novo e esta magra e muito triste...
    E a segunda vez em seguida nem deu os 6 meses
    O q eu faco?
    Eu tenho um filhote macho e a atençao e igual....
    To preocupada pois ela ja teve cinomose mas ja foi curada ....
    Sera q a doenca pode ter voltado ou seila...
    Eu dei vitamida pra ela de quiabo pois me falaram q e muito bom ....

    Por favor pode me responder.
    Stephane_pdm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. olha tenho uma cadela e acho que ela não esta no cio mas mesmo assim se eu a cruza-lá ele não vai engravidar ou vai

    ResponderExcluir
  24. Olá! Minha cadela é mestiça vira-lata e chau-chau, ela esta no seu segundo cio, por descuido ela fugiu e cruzou com um vira-lata maior q ela e isso aconteceu no dia 02 deste mes . Gostaria de saber se ela vai engravidar, se ela corre o risco de morrer no momento do parto pelo fato do cachorro q ela cruzou ser maior q ela e se eu posso evitar essa gravidez sem causar danos a minha cadela?
    Aguardo a resposta. Atenciosamente Diúlia.

    ResponderExcluir
  25. oi,minha pequena esta de cria pra disser a verdade daqui uns dias eles podem chegar,mais nao era pra ter acontecido.minha menina tem pouco menos de um ano,e no seu primeiro cio o irmao dela,consegui por um descuido cruzar com ela (mais foi so uma vez);a mae dela tem os filhotes com facilidade,isso pode passar pra ela?e tem algum risco pelos outros acontecimentos que eu ja relatei,desde ja agradeço por favor me responda estou desesperada e eu e minha familia nao temos condiçoes de pagar uma cessaria...obg e me ajude!

    ResponderExcluir
  26. Ola tem algum remedio pra cachorra nao engravidar ?? Mais nao para sempre só por alguns periodos !!

    ResponderExcluir
  27. minha cadela entrou no cio, com 5 meses, quando percebi. ela ja tinha cruzado 2 vezes, a minha duvida sera se ela pegou cria? e se é normal entra no cio com 5 meses?eu nao queria que ela pega-se cria agora. que faço?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ela pegou mais nao faca uma besteira que nem meu pai fez ele apricou tres injecao duma vez na lhasa apso nem sei que vou fazer se uma injecao dura pra tres meses

      Excluir
  28. minha cacorra entrou no cio fui ao um pet eo maço mandou dar uma vaçina pra cortar o cio , mas ela ainda ta no cio o que eu faço

    ResponderExcluir
  29. ola eu tenho uma labradora qe esta agora no primeiro cio e ela ainda ta com sangue mas ja ta com 21dias de cio é normal ainda ter sangue?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal sim, apesar de raro.
      Com a minha cadela acontece o mesmo, ela sangra durante cerca de 30 dias e veterinária disse que é normal.

      Espero ter ajudado,
      Beijos ;)

      Excluir
  30. Olá tenho uma cadela partor alemão branco, coloquei pra cruzar no segundo cio nasceram 12 filhotes,7bdeles nasceram mortos os resta foram morrendo no decorrer do dia e nos 2 primeiros dias após nascimento, me esclarecam o que deve ter acontecido com eles, me deu muita dó de vê-los morrer sem saber o que fazer.Obg, aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  31. Olá minha cachorra cruzou no 16º dia após o primeiro sangramento e no 44º dia!!! Tem Algum Problema para minha cadela e os filhotes??

    ResponderExcluir
  32. A MINHA CADELA ENTROU NO CIU E ESTA COM AS PARTES INTIMAS INCHADAS E NORMAL

    ResponderExcluir
  33. Oi gente! É normal sim ficar com as partes "íntimas" inchadas durante o cio.
    Acerca do sangramento prolongado, eu tenho uma cadela que quando entrou no cio sangrou cerca de um mês, falei com a veterinária e ela disse que era normal apesar de ser pouco comum.
    Algumas cadelas em vez de sangrarem cerca de 10 dias que é o normal, sangram durante o cio todo (mais ou menos um mês) nesses casos a cadela está preparada para ser coberta durante o sangramento, não precisa esperar ele acabar não.

    Espero ter ajudado,
    Beatriz

    ResponderExcluir
  34. Minha cadela rottweiller no primeiro cio cruzou com um vira latas, agora temos um macho da mesma raça, e estamos esperando o próximo cio para tentarmos uma cruza. Mas me disseram que quando o primeiro cio de uma cadela de raça nao for de um cão de raça, ela irá recusar outros cães que nao sejam vira latas...isso procede?? me preocupei, pois adquiri o macho para tirar cria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  35. esqueci de postar o email: sheila.ataides@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Bom Dia.
    Tenho uma cachorra labrador tudo indica que ela esta gravida,esta muito manhosa com tetas inchadas.So que tenho uma duvida ela não aparece barriga mais direto tem uns caroço na barriga dela e o abdomem dela tbm esta maior ela ja ta com uns 60 dias me ajudem.

    marina-karolina@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Olá tenho uma Shitzu ontem fez 18 dias que está no cio e o meu podlle pegou ela ontem , será que tem possibilidade dela ter pego cria? Porque o macho já nem demonstrava interesse por ela, acabei os deixando juntos, depois de ter separado todos os dias, mas quando vi eles estavam "juntos".
    Eu não queria, mas...

    ResponderExcluir
  38. Olá bom dia!
    Minha cadela tem 12 anos, nunca cruzou, e esta no cio há 22 dias, e continua sangrando, reparei que tem uma carne esponjosa saindo de dentro da perereca dela (é estranho), confesso que estou preocupada, irei levar ela no veterinário na próxima semana, assim que receber. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde, eu tenho uma cachorrinha beagle ela teve seu primeiro cio esta semana, porem hoje aconteceu um grande imprevisto eu acordei assustada um cao macho vira lata consegui entrar em meu quintal, nao sei como ele fez isso, com os gritinhos da minha cachorrinha eu fui correndo ver o que poderia ter acontecido, ele esta cruzando com ela, estou desesperada, nao sei o que fazer, devo leva-la a um veterinario? ela corre risco de estar gravida, ou ate mesmo ter pego alguma doença? pois este cao é de rua!
    Por favor peso a ajuda de voces!!
    Meu nome é Jéssica vou deixar meu email jehrapsilva@gmail.com por favor entrem em contato comigo.
    Desde ja eu agradeço!
    Tenha um otimo dia.

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde, estou com uma duvida pois minha pincher esta com sua vagina saltada para fora, ela tem oito meses oque devo fazer. Agradeço desde já caso poça me ajudar.

    ResponderExcluir
  41. Olá... alguém pode me ajudar, eu tenho uma poodle media, e na segunda feira ela começou o sangramento do cio, pois antes ela ja estava com a vagina inchada, e depois começou o sangramento, porem na mesma semana que ela começou a sangrar,na quinta feira a tarde não me lembro de vê-la sangrando... Alguém pode me dizer quando vai terminar o cio dela ? Pois vou leva-la ao veterinario para dar uma injeção para ela não ter cria, pois um cachorro mt maior que ela a pegou e tenho medo de ela não conseguir parir. Então preciso dar essa injeção até 5 dias dps do cio, porem to com medo de deixar passar. Alguem sabera me dizer como vou saber que ela não esta mais no cio ? Pq ela ja parou de sangrar. Desde já eu agradeço.

    ResponderExcluir
  42. minha cadela tomou vacina tomou hormonio e cruzou tem perigo dela ter enxertado

    ResponderExcluir
  43. Olá, meu nome é Aline e tenho uma cadelinha da raça Dachshund, ela está prenha, o acasalamento foi dia 30/04, então gostaria de saber pra quando exatamente ela ganhará e se posso dar a ela o vermífugo. Aguardo o retorno, obrigada.

    ResponderExcluir
  44. Olá, gostaria de saber quando posso aplicar a injeção para não pegar cria. Minha cadela esta com 7 meses, e parece que está no cio. Neste caso posso aplicar a injeção? Ou faz mal?

    ResponderExcluir
  45. Olá ,tenho uma cachorra yoshire ela entrou no seu primeiro cio ,mas já faz uma semana que acabou o cio dela e as tetinhas dela está todas inchadas,estou muito preocupada ..Aguardo um retorno obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a minha é a mesma coisa, estou nessa mesma dúvida! Ela é o primeiro cio e as tetinhas estão inchadas e duras

      Excluir
  46. Ola, minha cadela é uma akita e está no 2º cio, so que ja tem uma mes que ela esta sangrando, e hj eu acordei assustada, com o latido dela, e pra minha surpresa tinha entrado um cachorro no meu quintal, o pior é que eu não sei por quanto tempo ele ficou aqui e se conseguiu cruzar!!
    O cachorro era bem menor do que ela, tem como ter cruzado sendo a metade do tamanho dela, e se cruzou quanto tempo leva pra descobrir se ela esta prenha ou não!!!

    ResponderExcluir
  47. Oie, tenho uma cadela de 13 anos, ela começou a sangrar, no começo achei que estava no cio, porém isso já dura mais de 30 dias, o que pode estar acontecendo com ela?

    ResponderExcluir
  48. oi,minha cadela esta no sil mais ela so namora,ela nao ficou amarrada tem chance de ela ficar gravida

    ResponderExcluir
  49. eu queria saber,a minha cadela esta no cil mais ela e ele so namorao mais nao ficam amarrados sera que tem chance de ela ficar gravida.luciana11souzacoutinho@gmail.com

    ResponderExcluir
  50. Hoje 19/07/2013 Entrou Um Cão Aqui Em Minha Casa e Cruzou Com Minha Cadela Tem Tempo Para Que Não Haja Reprodução !

    Se Possível Responda o Mais Rapido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Tiver, Pode Ser Um Remédio Talvez...

      Excluir
  51. Boa tarde, tenho uma rottweiler, ela tem 11 meses e esta em seu primeiro cio,ela acabou por cruzar com um macho, que pertence ao meu irmão, eles ficavam separados mais ele conseguiu pular o portão. Eles acasalaram, é a primeira vez dele tb. Estou preocupada dela ter ficado prenha. Em um primeiro acasalamento é comum a cadela ficar prenha ou precisa que eles se acasalem mais vezes?

    ResponderExcluir
  52. Boa noite! Tenho em casa duas cadelas setter irlandês, no cio, mesmo período. Uma é a mãe (10 anos de idade) a outra é filha desta(4 anos de idade). Acontece que, a filha fica lambendo constante e insistidamente a cabeça e dorso da mãe. Por que isso acontece? Estou preocupada pq a mãe quer ficar quieta no canto dela e a filha fica irritada (late muito) quando a mãe se levanta pacificamente evitando essas lambidas...

    ResponderExcluir
  53. Bom dia!
    Pessoal por favor preciso de ajuda, minha cadela tem 4 anos e sempre cuidei para não ficar prenha, hoje por um descuido ela acasalou com um cachorro da rua e que pode ser feiro para ela não ter filhotes? obrigada

    ResponderExcluir
  54. bom dia
    tenho uma cadela poodle de 5 anos, ela estar saindo do cio o sangramento ja esta pouco. mas ela esta muito estranha, palida sem comer sem coragem de andar e com a barriga um pouco grande. mas acho que e nao esta empazinadana ha barulho nem dor na barriga. nao sei mas o que fazer preciso ajuda-la o que eu faço. preciso de um nome de algum remedio.

    laiane costa
    laiane.costa@r7.com

    ResponderExcluir
  55. Olá
    Gostaria mt q vc me ajudasse eu tenho um pinscher q nunca cruzou e uma femea da mesma raça q ja pois ate filhotes ela ja teve e agora estou botando eles para acasalarem mais eles só ficam brincando e as vezes parece q ela quer mais quando ele monta nela ela sai fora e as vezes ela mesma monta nele eu acho q o problema é com o macho pois ainda é virgem o q devo fazer por favor me ajudaaaaaaa

    ResponderExcluir
  56. ola bom dia sou Stephanie e quero saber uma coisa. Minha cachorra e uma lhiasa e entrou no seu primeiro cio so que ela depois do cio ela ficou uns tempinhos com o meu outro cachorro que e maltes e quero saber se tem algum problema se ela estiver prenha no seu primeiro cio.. E tem outra coisa as tetinhas dela estão muito inchadas tem possibilidades dela esta prenha?obrigada e espero pela resposta

    ResponderExcluir
  57. Oi Minh cachorrinha é uma hisa apso esse é o terceiro cio dela nunca Cruso , agora eu resolvi colocar ela pra cursar , o cio começo segunda
    Quando tenho que colocar ela com o macho , só que o macho é virgem , será que vai dar certo Luciana

    ResponderExcluir
  58. Por favor, estamos muito preocupados com nossa cadelinha, Susie, porque ela entrou no cio, só que o sangramento dela já está durando umas duas semanas, e em nossa cidade, não há veterinários, e achamos isso muito estranho, pois já tivemos muitas outras cadelas, e nunca o sangramento foi tão longo, por favor, me ajudem! Obrigado!

    ResponderExcluir
  59. gentem...

    procurem médicos-veterinários e levem seus animais sem ficar perguntando "o que será" "o que pode ser" "me ajude" pois a medicina veterinária e tão quanto e/ou mais complexa do que a medicina humana tradicional. Sem +...

    ResponderExcluir
  60. Ganhei um filhote femea de cachorro fila cruzado com pastor alemão, gostaria de saber se quando adulto não será cachorro violento, se respeitará os donos da casa. agradeço. 12/08/13.- Paulo H.

    ResponderExcluir
  61. Eu tenho uma poodle e ela tem +/- 6 anos de idade e nunca engravidou,ela ainda tem chances de engravider,a gravidez pode trazer riscos a saúde dela?E Ela ultimamente tem ficado no meio de alguns ursos,isso é normal?ela,está com gravidez psicológica?

    ResponderExcluir
  62. há algum remedio que evite ou estanque a "menstruação" de uma cadela?

    ResponderExcluir
  63. A minha cadela tem 12 meses e entrou no cio , e eu acho que ela vai engravidar ela corre algum risco ???

    ResponderExcluir
  64. eu queria saber coo e vou saber que qa inha cadela esta preste a entra no cio ?/

    ResponderExcluir
  65. A minha cachorra é um poodle, e ela tem 1 ano e 4 meses e ainda não entrou no cio.. isso é normal?

    ResponderExcluir
  66. Minha cadela de raça husky entrou no cio em Março e durou 2 meses, e está semana voltou a entrar. Será que isso é alguma doença?

    ResponderExcluir
  67. Olá,a minha cadela poodle entrou no cio e eu botei ela pra cruzar com um poodle mais aí depois eu me descuidei e um vira-lata pegou ela
    Qual dos dois ela pegou cria?

    ResponderExcluir
  68. Minha cachorra ontem foi ao pet shop e falaram que ela estava prenha hoje ela esta sangrando muito , e nao esta comendo,oque ela pode ter

    ResponderExcluir
  69. oi a cachorra do meu vizinho cruzo e deve 6 filhote e agora ela esta na epoca de cruzar de novo mais ela nao teve nen um mes da primeira epoca e o dono nao cuida dla deixa ela joganda por ai e os cachorros estao judiando a cachora o negocio dela cruza sta para fora e saindo sague e os cachorro nao deixa ela em paz ja faz um 3 meses disso e ela chora a noite enteira e nao deixa niguem dormir a noite o que eu posso fazer pra essa cachorra

    ResponderExcluir
  70. ola tenho dois pincheres um casal ela entrou no seu primeiro cio ela tem quanse 8 meses por um descuido ele pegou ela o que faço?estou muito preocupada pois ela é muito novinha.

    ResponderExcluir
  71. meu cachorro tem 7 meses posso colocar ele cruzar

    ResponderExcluir
  72. por favor alguem me ajuda minha cachorra , é vira lata e é piquena , ela tava no cio , meu cachorro Labrador com rotvaler teve relaçao com ela , ele é bem maior que ela , agora ela ta sangrando muito isso ja faz 2 dias que ela não para de sangra , ela não ta comendo nem bebendo agua , oque eu faço por favor alguem me ajuda , eu gosto muito dela

    ResponderExcluir
  73. Oi, bom dia... Tenho uma cadelinha mestiça, que entrou no seu primeiro cio as 8 meses ( dia 13 de outubro) e esta no cio ate hoje...Os seios dela ficaram por umas 3 semanas enchados e agora comecaram a desinchar, porem a vagina dela continua inchada pois ainda esta no cio...Isso eh normal? O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  74. Bom dia! eu tenho uma cadela Pastor alemão e um macho Pastor Frances e ela está prenha como devo proceder em relação a gravidez dela, devo separar o macho ou ele pode ficar junto com ela até a hora do parto, pois meu medo é que ele coma os filhotes ou até mesmo ela coma para protege-los

    ResponderExcluir
  75. Boa noite! tenho uma cadela Pastor Alemão e um macho pastor Frances, ela está prenha devo separa-los. Pois tenho medo que ela se sinta ameaçada pelo macho e coma os filhotes para protege-los. O que devo fazer.
    eltonbassetto1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  76. Oi,bom dia! tenho uma cachorra poodle com fox paulistinha ela cruzou com um poodle toe menor que ela ,só que ,é o segundo cio dela , pode ser de risco a gravidez dela? estou preocupada. crissbahia22@hotmail.com

    ResponderExcluir
  77. OI,MINHA CACHORRINHA É DA RAÇA SCHUNAUZER,O VETERINARIO DELA DISSE QUE ELA ESTA COM GRAVIDEZ PSICOLÓGICA,EU GOSTARIA DE SABER QUAL AS CONSEQUÊNCIAS ELA PODER TER MAIS PARA FRENTE? ELA PODERIA ENGRAVIDAR SEM CORRER RISCO?
    me responda pfv' bjs
    deborahsallys.egustavo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  78. minha cadela entrou no seu primeiro cio e acabou cruzando com um shitzu agora faz 28 dias as mamas dela estão todas inchadas ela esta gravida ? ela corre algum risco ?

    ResponderExcluir
  79. Tenho uma cadela da raça lhasa apso que tem seis meses,algumas semanas atrás ela teve seu primeiro cio,e por um discuido ela cruzou com seu irmão,e eu acho que ela pegou cria,tem alguma chance dela morrer???

    ResponderExcluir
  80. não pois se ela cruzou uma so vez ela vai ter 1 ou 2 filhotes!

    ResponderExcluir
  81. oi pelo amor deus alguém me responda por favor!
    minha cadela entro no primeiro cio e acabou cruzando ela ficou engatada com o macho uma so vez,hoje fez 1 mês as tetas dela estão todas inchadas come muito pouco e dorme quase o dia inteiro !ela pode ou esta gravida ???

    ResponderExcluir
  82. tenho uma cachorrinha Pincher 0 ela tem 1 ano e 3 meses entrou no 2 cio e o outro tem 9 meses e num.2 eles ficaram juntos grudados sera que esta prenha?preciso ser o que fasso agora nao sei saber se esta mesmo prenha. obrigado me responsa por favor......

    ResponderExcluir
  83. Minha cadela, ela nunca cruzou e nem quer cruzar, mas quando ela esta no cio junto com outra cadela que tenho, elas ficam se lambendo e é um chororó, e o meu cachorro fica longe disso tudo porque elas não deixam ele se aproxima, e também uma delas fica latindo muito e uivando como se ela estivesse com dor. O que deve fazer?

    ResponderExcluir
  84. Oi tenho uma Labradora que se soltou e estava no cio , ficou com alguns cachorros em volta dela mas um xonseguiu cruzar com ela mais foi bem rápido quando eu fui tentar tirar eles de perto o cachorro e assustou e saiu tem algum risco dela ficar gravida ? Se tiver tem algo que eu possa fazer pra ela não ficar ?

    ResponderExcluir
  85. Bom dia, Pode uma cadela engravidar sem haver o "engate". O "pizunho" quinto dedo nas patas traseiras são características de algumas raças, poderia um filhote de American Starfoidshire terrier nascer com eles. Preciso muito dessas respostas. Grata Talita Costa.

    ResponderExcluir
  86. tenho uma cachorra 2 ja dei a primira vacina antes de tira da mae ja tirei da mae ainda devo vasinar agora

    ResponderExcluir
  87. Meu cão é São Bernardo com Sheep Dog,ele está sem comer há dias,pois tem uma cadelinha no mesmo quintal que está no cio e ele está doido,será que é por isso que ele não está comendo,ele tem 1 ano e 5 meses e nunca cruzou

    ResponderExcluir
  88. olá minha poodle Melzinha esta no cio e não para de coçar na região do pescoço é normal...oque devo fazer...

    ResponderExcluir
  89. Dr minha cadela entrou no cio a primeira vez ainda esta na primeira semana de sangramento,ela não quer comer e fica pelos cantos as vezes ,acho que ela está com cólica o que eu dou para ela,é uma maltês de 7 meses.

    ResponderExcluir
  90. quero saber se doi a cachorra grita para dar a luz estou com medo

    ResponderExcluir
  91. Tenho uma boder collie ela ja tem um ano e meio e ainda nao entro no cio mais percebi que a perereca dela ta inchada mas nao sangra.

    ResponderExcluir
  92. Tenho uma cadela que entrou no cio, mas após alguns dias que ela cruzou começou a sangrar(durou uma semana) isso é normal ou ela n ficou grávida??

    ResponderExcluir
  93. Uma cadela pode pegar cria se não estiver no cio?
    Mari
    marivisouza@gmail.com

    ResponderExcluir
  94. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  95. oi boa tarde tenho uma cachorrinha pinche ela vi fazer 6 meses dia 4 de junho la nao teve cio ainda ela ta um pouco triste tem alguma coisa ave com o cio, sera que ela vai ficar no cio

    ResponderExcluir
  96. oi boa tarde tenho uma cachorrinha pinche ela vai fazer 6 meses dia 4 de junho ela nao teve cio ainda ela ta um pouco triste tem alguma coisa ave com o cio, sera que ela vai ficar no cio

    ResponderExcluir
  97. oi boa tarde tenho uma cachorrinha pinche ela vai fazer 6 meses dia 4 de junho ela nao teve cio ainda ela ta um pouco triste tem alguma coisa ave com o cio, sera que ela vai ficar no cio

    ResponderExcluir
  98. Oi meu nome e andreia eu cuido de uma cedela q apareceu aqui em meu condominio to meio sem grana ea teve filhotes em fevereiro agora ela mestrouou mais nao para desangra vc pode me ajudar levei em um vet.ele disse q como ela e de rua ela deve ter pego uma doenca de cachorro de rua vcs podem me ajudar

    ResponderExcluir
  99. boa tarde....minha cachorrinha mestiça basset esta no cio a mais de 25 dias, pode ser um tumor, o animal esta muito obeso embora coma pouco. me ajudem...algo para parar esse sangramento...ela vive mancando da patinha...devido ao peso...helpp

    ResponderExcluir
  100. Oi, minha cadela nunca teve uma gravidez, mais muitas vezes teve gravidez psicológica, mais agora a 4 meses ela esta com a vulva muito inchada e também com um constante sangramento. oque pode ser?

    ResponderExcluir
  101. Olá, boa tarde
    Gostaria de alguns esclarecimentos, por favor. Tenho 1 casal de fila, o macho tem 9 anos e a fêmea 2. Eles já cruzaram 2 vezes (inclusive no 1o. cio dela por descuido). Mas ela não ficou prenha. Agora está no 3o. cio e vejo que ela está nos dias em que aceita o macho, mas não vejo ficarem grudados. Minhas dúvidas são: só engravida qdo gruda? ele com 9 anos ainda tem condições de ser pai? Ele acasalou faz 3 anos com uma outra fila que teve 2 filhotes mas morreram. Se ela não engravidar agora no 3o. cio é bom procurar ajuda especializada?
    Grata
    Célia

    ResponderExcluir
  102. Há algum tempo que eu percebo que minha cachorra anda estranha. Come pouco, coça suas partes "intimas" e começa a latir bem fraco. Como é uma cachorra Border Collie costumava nos "pastorear" e correr muito, mas agora cavou um buraco no canto do quintal, e fica lá o tempo todo. Achei muito estranho, pois como ela gastava muita energia correndo e era magra agora ficou gorda, muito gorda. Ela tem acesso com cães de rua, e quando estava no terceiro cio, que foi a dois meses, ela teve três cães que a seguiam. Duas semanas depois dei vacina para ela não engravidar, mas agora tentei ir perto da casa dela, porque ela tem alguns panos que ela nos roubou e ela começou a rosnar e quando peguei o pano ela mostrou uma aparência desconhecida, braba como nunca e quase me mordeu. Ela corre o risco de estar prenha?

    ResponderExcluir
  103. Oi tenho uma cachorra vira-lata que ta no cio e um rottweiler macho com ela mas por causa dela ele não ta querendo se alimenta já faz três dias isso é normal tou muito preocupada e normal?

    ResponderExcluir
  104. oi tenho uma cachorra micro toy faz um mes que puis ela para cruzar ,ela esta comendo pouco e bebendo muita agua e a barriga dela esta um pouquinho grande a possibilidades dela esta prenha?e si caso tiver quantos filhotes ela podera ter ja que e o primeira vez que ela fica prenha se caso ela estiver?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!!! Favor não esquecer de deixar o email tb, para melhor atendê-los.